O Enem 2009, Exame Nacional do Ensino Médio, está chegando e milhões de estudantes se preparam para fazer a prova sonhando com o futuro de ingressar em uma universidade. E o PutsGrilo!com traz tudo o que você precisa saber.

Enem 2009: Inscrições

Inscrições:
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) dividiu em dois prazos distintos de acordo com a classificação dos concorrentes. São eles:

– Até o dia 17 de julho para concluintes do Ensino Médio (3° ano) de escolas públicas ou privadas;
– Até o dia 19 de julho para egressos do Ensino Médio ou não concluintes desta etapa escolar.

Será necessário o número do documento de identidade (RG) e CPF e o pagamento de uma taxa no valor de R$35,00.

Isenção:
Os concluintes do Ensino Médio de escolas públicas, os participantes inscritos no CadÚnico e os participantes do Encceja 2006, 2007 e 2008 estão isentos de pagar essa taxa. Caso o participante não esteja inserido em uma dessas categorias, pode se isentar do pagamento da taxa através da comprovação de pertencer a uma família de baixa renda.

O formulário para solicitar a isenção está no site do Inep entre os dias 15 e 19 de junho. O resultado de quem estará isento da taxa será divulgado no dia 03 de julho. Quem não for contemplado deverá efetuar o pagamento para participar.

Datas das Provas:
– Prova I (03/10/09 – das 13h às 17h30): [Ciências da Natureza e suas Tecnologias] e [Ciências Humanas e suas Tecnologias];
– Prova II (04/10/09 – das 13h às 18h30): [Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – incluindo Redação] e [Matemática e suas Tecnologias].

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 12h55. Portanto, chegue com atencedência para não correr o risco de ficar preso em engarrafamento. Qualquer nervosismo antes da prova deve ser evitado.

As Provas:
Serão 180 questões e 10 horas para resolver (nos dois dias), sendo 45 questões objetivas (múltipla escolha).

O Resultado:
A partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, todos os participantes deverão receber o boletim informativo no endereço fornecido na inscrição. A pontuação poderá ser obtida no site do Enem, informando o número de inscrição e senha.

Enem 2009: Tudo sobre o ExameEnem 2009: Tudo sobre o ExameEnem 2009: Tudo sobre o Exame

•••