Encontrado na Amazônia fungo que pode se alimentar de plástico

mar 9, 2012 | Curiosidades | 0 Comentários

Está aí um problema que muito já se estudou, muito já se debateu para se chegar a uma conclusão de como agir, o excesso de lixo no mundo está muito grande, e isso aumenta a cada dia mais. Mas depois de tantos e tantos anos a procura de uma solução para esse grande problema, alguns estudantes e professores da Universidade de Yale dos Estados Unidos vieram ao Brasil para fazer uma pesquisa sobre plantas e seus micro-organismos, e acabaram descobrindo um fungo que pode se alimentar de plástico para respirar.

O fungo Pestalotiopsis microspora pode utilizar o PUR (plástico de poliuretano) para fazer sua respiração anaeróbica, na qual não necessita de oxigênio. Esse tipo de plástico é um dos principais problemas do meio ambiente quando o assunto é lixo acumulado, e esse fungo pode viver livre no meio desse material, fazendo todo o processo de degradação necessário.

Leia o artigo publicado pelo grupo que fez a descoberta aem.asm.org.

Separação de material para reciclagem

É claro que não podemos ficar de braços cruzados deixando que os fungos trabalhem sozinhos, temos que fazer a nossa parte também, veja abaixo algumas atitudes que podemos tomar para ajudar na sustentabilidade do nosso Planeta:

  • Não jogar lixo em local inapropriado;
  • Separar os materiais destinados à reciclagem;
  • Reutilizar embalagens;
  • Diminuir o consumo de água e energia elétrica;

Além disso, outra coisa que é muito importante, mas que nem todos fazem questão, é o fato de lutar contra os desmatamentos florestais, que cada dia mais acaba com a natureza do Planeta.

Lembre-se de que tudo o que você faz pelo Planeta é voltado para seu próprio benefício, e também da geração futura, conscientize-se e torne o mundo um lugar melhor.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *