Com a extrema competitividade do mercado brasileiro de carros, principalmente no segmento denominado popular, fabricante nenhum pode se dar ao luxo de oferecer menos que os rivais em qualquer aspecto, seja em segurança, equipamentos ou economia de combustível. E como a partir de 2014 airbags e ABS serão obrigatórios em todos os carros vendidos no Brasil, os testes de impacto (crash test) devem ser acompanhados com cada vez mais atenção pelos consumidores.

Carros: Ford Ka e Nissan March decepcionam em crash test

Dois modelos populares passaram pelo teste, elaborado pela Latin NCAP (a instituição homologada para tal), em novembro de 2011. O Ford Ka e Nissan March passaram pelo crivo da entidade e o resultado só pode ser classificado como decepcionante. O Ka, sem airbags, obteve apenas 1 estrela de 5 possíveis no teste de colisão frontal a 64 km/h. O March foi menos ruim graças ao airbag duplo de série, mas obter 2 estrelas no teste não é nada animador. Isso significa que, nos dois carros, os passageiros sofreriam sérias lesões num acidente como o simulado pelo Latin NCAP.

A realização de crash test e a divulgação de seus resulatdos são cada vez mais importantes para o consumidor, pois assim ele vai dispor de argumentos sólidos para cobrar dos fabricantes carros mais seguros, dotados de itens de segurança passiva e ativa que já são obrigatórios em países de primeiro mundo. Veja nos vídeos abaixo os testes realizados no Ford Ka e no Nissan March:

Via Autoesporte

1 comentário

  1. Helio
    10/07/2012 às 8:31 pm [+]

    Realmente uma lastima, mas convém dizer também que nenhum dos carros populares conseguiu bom resultado, celta, uno, gol então foram ainda piores.
    Dos modelos populares pelo que vi o march ainda é o melhor dentro do possível.