Meninas podem ser princesas; podem ter a cor rosa como a preferida; podem ser vaidosas e todos os clichês femininos já repercutidos na infância. No entanto, é bom ressaltar que isso deveria ser parte de uma escolha e não de uma imposição. A gente não argumenta porque toda menina TEM QUE SER uma Barbie, uma digna princesa, cheia de regras, de gostos e atitudes pré-determinados. E que tal a gente questionar esse ‘bem-querer’ feminino cultural? Bom, mesmo que seja por ideologia mercadológica, a empresa norte-americana GoldieBlox lançou uma linha de brinquedos para ajudar as meninas a se tornarem engenheiras.

meninas engenheiras

O incentivo utilizado nas campanhas publicitárias vai de encontro com os clichês esperados por algumas sociedades. O comercial mostra meninas negando esse universo cor de rosa e mostrando que as meninas podem ser sim multicoloridas, com milhares de gostos, personalidades que diferem das bonecas princesas. Por que não? O vídeo tem mais de 180 mil visualizações no Youtube e esse número só cresce a acada dia. E você? O que pensa sobre isso?

Campanha publicitária contra meninas princesas:

•••