Desde a invenção dos video games e o surgimento de jogos cada vez mais elaborados a cada nova geração, personagens carismáticos vêm roubando a cena e tonando-se verdadeiros ídolos dos gamers. Por ser um artigo de entretenimento cuja gênese e desenvolvimento mais forte ocorreu nos Estados Unidos e no Japão, os personagens mais cultuados dos games, invariavelmente, tinham ascendência americana ou japonesa, salvo algumas raras exceções.

Os mais famosos personagens brasileiros dos video games

Capoeira nos jogos rulez!

Mas à medida que novas gerações de video games e gamers foram surgindo, houve uma diversificação de  nacionalidades tão grande que muitos títulos de sucesso abdicam de preencher o cargo de herói principal de um jogo com um personagem tipicamente norte-americano para incluir um italiano, inglês, australiano ou qualquer nacionalidade que os produtores acharem pertinente.

Com isso, o Brasil ganhou também seu espaço, embora ainda um pouco estereotipado. Lutadores de capoeira são maioria quando falamos de algum brasileiro protagonizando algum jogo, mas esse quadro vem mudando, com personagens mais legais representando o Brasil sem precisar distribuir porradas ao som do berimbau. Confira alguns dos mais famosos logo abaixo:

Os mais famosos personagens brasileiros dos video games

Blanka (Street Fighter): o monstrengo verde de cabelo laranja luta num estágio na Amazônia (só podia ser), distribuindo choques elétricos e mordidas em seus adversários na série de jogos Street Fighter, uma das mais famosas de todos os tempos. Teoria sobre suas origens são divergentes mas as 2 mais conhecidas dizem que ele é resultado de experiências biológicas levadas a cabo por M. Bison, enquanto outra tese sustenta que ele é um sobrevivente de um acidente aéreo que se adaptou ‘excessivamente’ à vida selvagem.

Os mais famosos personagens brasileiros dos video games

Eddy Gordo (Tekken): não apenas por ser brasileiro o capoeirista faz sucesso no Brasil: um dos personagens mais ‘apelões’ a aparecerem em Tekken, qualquer sequência de comandos não muito elaborada resultava em combos espetaculares, sem chance de defesa ao adversário. Segundo o script de Tekken, Eddy era um cara de família rica, mas que se envolveu com o mundo do crime depois que seu pai foi assassinado. Aí depois rola aquele velho clichê da vingança, presente em Tekken 3, jogo de estréia de Eddy.

Os mais famosos personagens brasileiros dos video games

Christie Monteiro (Tekken): outra capoeirista no jogo da Namco, emulando praticamente todos o golpes do Eddy. Também, pudera: Christie é neta do mestre que ensinou capoeira a Eddy e coube ao lutador de tranças rastafari ensiná-la nas artes marciais, até abandoná-la e partir em busca dos matadores do seu pai. Christie estreou em Tekken 4, para Playstation 2 e arcade.

Os mais famosos personagens brasileiros dos video games

Leona Heidern (The King of Fighters): a gata de cabelo azul aparenta ser frágil, mas basta entrar em combate para que seus instintos mais demoníacos aflorem de forma impiedosa para seus inimigos. Não se sabe ao certo sua origem, mas a versão oficial diz que ela foi encontrada ainda criança no Brasil e treinada por seu tutor, chamado Heidern. Dizem as más línguas que, num ataque de fúria quando era criança, Leona foi a responsável pela morte de sua família.

Os mais famosos personagens brasileiros dos video games

Marty Alencar (Far Cry 2): um dos 9 personagens jogáveis de game de tiro da Ubisoft, Marty Alencar é envolvido em mistério: tudo que se sabe dele, além da nacionalidade, é uma sombria tatuagem escrita ‘morte’ num dos seus braços. Pelo menos ele não aparenta ser um personagem secundário, tendo sua importância dentro da história.

Os mais famosos personagens brasileiros dos video games

Carlos Oliveira (Resident Evil): contratado pela Umbrella Corp. para amenizar um pouco das consequências desastrosas da infecção do T-Virus criado pela empresa, Carlos é enviado em missão para resgatar sobreviventes, mas renega sua missão e acaba ajudando Jill Valentine na luta contra as terríveis criaturas. Rola até um clima de paquera entre os personagens, a certa altura do game.

Os mais famosos personagens brasileiros dos video games

Richard Meyer (Fatal Fury): o proprietário do Pao Pao Café é um brasileiro lutador de capoeira (lógico, né?), cenário onde se desenrolam alguns embates do jogo de luta. Antes de ser dono do bar, Richard era um artista de rua que animava as noites brasileiras com capoeira, mas mudou-se para os EUA para abrir seu negócio. Apesar de ser um exímio lutador, Richard não admite confusões em seu bar, fato que não impediu dele ser destruído por duas vezes.

Os mais famosos personagens brasileiros dos video games

Marco Rodriguez (Fatal Fury): discípulo de Ryu Sakazaki, esse karateca abriu sua própria academia de karatê tempos depois, para provar a supremacia do karatê no mundo. Uma pequena confusão com o nome dele foi feito pela própria produtora do game, que o batizou de Khushnood Butt na versão americana do jogo.

Os mais famosos personagens brasileiros dos video games

Bob Wilson (Fatal Fury): antes um simples bartender do Pao Pao Café, ganhou o bar de presente de Richard Meyer. Sua primeira aparição foi em Fatal Fury 3, de 1995.

Mais Brasil nos video games

Tem muito outros personagens brasileiros em jogos, desde então. Tem o famoso craque de bola Janco Tiano de Fifa Soccer, numa época em que nomes de jogadores em games de futebol eram todos fictícios e também seu rival Allejo, de International Superstar Soccer, que muitos diziam ser melhor que Pelé. Confira outros destes personagens na lista abaixo:

  • Oro (Street Fighter)
  • Selene Strike (Ready 2 Rumble)
  • Roberto Miura (Rival Schools)
  • Sean Matsuda (Street Fighter)
  • Pupa Salgueiro (Rage of the Dragons)
  • Rikuo (Darkstalkers)

6 comentários

  1. Wesley
    01/02/2012 às 2:00 pm [+]

    Tem também a LIN de Grand Chase que foi feina no Brasil, inclusive, hoje é a pré estreia dela!

  2. Guilherme
    02/02/2012 às 2:14 pm [+]

    Tem também o Capitão Souza, do Combat Arms, que é baseado no Capitão Nascimento do tropa de elite.

  3. daniel
    04/02/2012 às 12:58 pm [+]

    Blanka não é brasileiro…

  4. Bruno
    05/02/2012 às 12:19 am [+]

    Faltou O Ralf Jones de The King of Fighters.

  5. birulei
    05/06/2012 às 10:22 am [+]

    Blanka é brasileiro sim, se for assim, tirem a Leona e o Carlos Oliveira pois não foram revelados seus países de nascimento, por tanto, Blanka até o presente momento, é brasileiro sim.

    Ralf Jones não é brasileiro, é americano, a SNK mudou o país de nascimento do Ralf.

    Roberto Miura do Rival Schools NÃO é brasileiro, e sim japonês, Roberto Miura tem apenas descendência brasileira, a prova está aqui: http://capcom.wikia.com/wiki/Roberto_Miura

    E o Oro do Street Fighter 3 não é brasileiro, apenas a fase dele é no Brasil, ou seja, ele mora no Brasil para aperfeiçoar suas habilidades, provavelmente ele é japonês, na wikipedia do Street Fighter, está Japão, mas, atualmente sua verdadeira nacionalidade ainda não foi revelada: http://streetfighter.wikia.com/wiki/Oro.

  6. Marcelo Pereira
    24/09/2012 às 11:22 pm [+]

    Parabens pela publicação dessa matéria, gostaria de fazer uma observação. Apesar de que ela poderia fazer sua materia repetitiva gostaria de lembrar que o personagem Tiger Jackson (também do Tekken) é um dos outros capoeiristas bem cotados dos games.

    Todos os tres personagens Eddy Gordo, Cristie Montero e Tigger Jackson são resultado de um só “motion capture” baseado nos movimentos de capoeira que eu fiz para Namco em 1996. Apesar dos personagens serem diferentes os movimentos são os mesmos. Na época a Namco guardou alguns movimentos que foram originalmente gravados para serem lançados nas versões seguintes.

    Mais uma vez parabens pela publicação.

    Marcelo Pereira