Falando em Twitter, resolvemos montar um rápido guia para que todos possam compreender esse novo fenômeno de acessos da internet. Com apenas alguns conceitos, tenho certeza de que todo mundo será capaz de acessar essa nova ferramenta de comunicação e, inclusive, poder acompanhar o twitter do PutsGrilo!com.

Twitter: Guia Rápido para Entender

Twitter
Essa é uma ferramenta de microblog. O que isso significa? Que é um blog em que seus posts podem ter até 140 caracteres. Como os blogs, o Twitter surgiu com as pessoas escrevendo sobre o que está fazendo, sua vida pessoal. Mas logo se tornou um espaço mais complexo onde as pessoas passaram a indicar links, conversar sobre qualquer coisa, dar e pegar dicas etc. Endereço: www.twitter.com

Tweet
Essa é simples. Toda vez que você publica um post no Twitter, eis um tweet.

Twitteiro
São os usuários que postam no Twitter. Por exemplo, www.twitter.com/putsgrilo.

Seguidores (Followers)
Followers, vem do inglês ‘seguir’. São aquelas pessoas que recebem e leem seus tweets. Para isso, você tem duas opções. Ou você permite que qualquer pessoa possa seguir o que você escreve (entenda: receber todos os seus tweets) ou você fecha exigindo que, para que alguém siga você, peça autorização.

Resposta (Reply)
Reply em inglês, é resposta. Basta clicar no botão reply ao lado direito de cada tweet ou escrever um ‘@’ antes do usuário que quer responder e em seguida sua mensagem. Por exemplo, ‘@putsgrilo boas dicas, garoto! :P’. Automaticamente, o login do usuário se tornará um link, mas não esqueça, essa mensagem ficará disponível para que todos possam ler.

Mensagem direta (Direct message)
As mensagens diretas (direct messages), não privativas. Você escolhe o usuário e manda uma mensagem que somente ela poderá ler. Como enviar uma mensagem direta? Basta colocar a letra “D” antes do login da pessoa. Por exemplo, ‘D putsgrilo agora estou entendendo tudo…’

Hashtag
As hashtags foram criadas para facilitar a busca de mensagens, dividir os twetts em assuntos, em tags. Como fazer? Basta adicionar um jogo da velha ‘#’ na frente do termo e digitar sua mensagem. Assim, se alguém quiser procurar por tweets sobre esse assunto, encontrará seu tweet mais facilmente. Por exemplo, ‘O PutsGrilo!com é um dos melhores #blogs que conheço!’.

Gostou das dicas? Então boa sorte! 😉

1 comentário

  1. Priscila
    02/09/2010 às 8:27 pm [+]

    Porque as respostas que recebo no twitter são apagadas automaticamente?
    Como faço pra salvá-las?
    Obrigada