DoshDosh.com x Limão.com.br

Escrevi no dia 17/12/07, um post entitulado DoshDosh.com x Limão.com.br: Plágio ou Coincidência? e, sem seguida, a Resposta do DoshDosh ao Plágio / Coincidência. Como prometido, entrei em contato com ambos e hoje recebi a resposta do limão.com.br. Na verdade, o rebuliço deve ter sido grande, pois recebi a resposta, na verdade, de André Laurentino, Vice Presidente de Criação da Lew’Lara\TBWA, uma das maiores e mais respeitadas agências de publicidade do país que tem uma das melhores publicidades do mundo. Isso mesmo, o Brasil. Segue a resposta dos criadores da marca Limão.com.br:

Resposta ao post de 17/12: DoshDosh.com x Limao.com.br – Plágio ou
Coincidência

Trata-se de uma coincidência. Pois criar uma marca não é um processo aleatório ou sem propósitos.

Antes de tocar no lápis ou no mouse, um bom designer analisa seu objetivo. O que essa marca deve significar? A que público se destina? Será um símbolo arbitrário ou terá relação direta com o que representa? Etc.

Só depois de obter as respostas é que o designer parte para efetivamente desenhar a solução.

A marca do site limao.com.br nasceu destas e de outras perguntas. E sua resolução guarda estreita relação com características particulares do site e do seu nome: limão.

Em primeiro lugar, o símbolo é o desenho estilizado da letra A que aparece na palavra limão. Esta é sua leitura imediata, mas não a única.

Além da letra A, o desenho também remete ao formato da fruta, o limão. O ângulo reto em oposição e contraste ? curva que domina o símbolo representa o lado pontiagudo do site. Isto é, o lado inovador, irreverente e surpreendente do limao.com.br

Da fruta também vem sua cor, o verde cítrico.

O símbolo alude ainda ao aspecto interativo do site. Pois também pode ser visto como um balão de quadrinhos. Este balão estilizado simboliza a voz do usuário. Afinal é ele, o usuário, quem define como será a configuração do seu site limão individual, com o seu jeito, suas preferências pessoais. A leitura do símbolo como um balão de quadrinhos foi explicitada em recente anúncio publicado na revista Veja, por exemplo.

O símbolo pode aparecer de duas maneiras: formando a palavra limão ou isoladamente. Quando faz parte da palavra, dá força ? sua característica de logotipo (tipografia que é, ela mesma, o logo do site) e quando vem sozinho, ganha atributos de logomarca (uma marca ou um símbolo atribuído ao site).

Estas são algumas das razões que nos levaram ao desenho escolhido.

André Laurentino
Vice Presidente de Criação
Lew’Lara\TBWA

4 comentários

  1. W Brown - Kentinhas
    27/12/2007 às 9:45 pm [+]

    Acho que foi coincidência demais. A desculpa não convenceu.
    Pode até ter sido um ato involuntário, destes que ninguém explica, mas que teve uma “inspiração” no DoshDosh.com, ah teve…

  2. Nilton Leão
    11/01/2008 às 9:10 pm [+]

    Ah eu acho que eles jogaram ao vento rsrsrs.
    Tipo até eu já criei um logo com essa letra A e D, era um teste.
    Tipo assim: A marca chama se Donna Epinefrina, o logo ficou com o desenho de um Da, cada letra virada pra outra!
    Foi coincidência também, já que eu usei apenas uma fonte, a “Danube” ^^

  3. Marcelo
    05/04/2011 às 11:05 am [+]

    Existe esse também, http://www.aldo.com.br, bem parecido.

  4. Andrey
    18/08/2011 às 6:46 pm [+]

    Usaram a mesma fonte que tem disponível na internet.