Algumas pessoas já perceberam, muitas já esperavam. Eis que mais uma vez a Rede Record se aproveita do sucesso da Rede Globo, copiando formatos, mas sem o mesmo padrão de qualidade.

Portal R7 Record Copia Layout Globo

Agora foi a vez do recém lançado Portal R7, da Rede Record, copiar o layout da Globo.com, portal da Rede Globo. As semelhanças são incontáveis. O problema é que, pra variar, nem copiando eles fazem bem feito. Ainda que seja melhor organizado e claro que muitos outros portais brasileiros (a Globo.com é para mim a melhor nesse quesito), ainda não tem uma navegabilidade tão agradável quanto a da concorrente.

O próprio nome, R7, já traz uma enorme semelhança com o portal de notícias G1 da Globo.com. A fonte, a cor, o efeito de brilho, a composição Letra+Número. É semelhança demais com a maior concorrente para ser coincidência. Além disso, a divisão em Notícias, Esportes, Entretenimento e vídeos foi trazida pela Globo.com, assim como a posição das mais acessadas e a organização da barra lateral.

Mas você pode estar pensando: “Ah! Ele está pegando no pé da Record. Todo portal tem essas características!”

Mas tem mesmo? Visite outros portais e veja que o formato trazido pela Globo.com é completamente inovador entre os portais. Veja algumas imagens que provam as cópias do Portal R7 com a Globo.com.

Portal R7 da Record Copia Layout da Globo

Portal R7 da Record Copia Layout da Globo

Portal R7 da Record Copia Layout da Globo

Portal R7 da Record Copia Layout da Globo</ins>

19 comentários

  1. Raul Torres
    01/10/2009 às 10:14 am [+]

    Que a record está sempre na bota da globo, eu não tenho dúvidas, mas em relação ao portal você precisa talvez conhecer melhor o case da globo.com para saber que ela tem como total “referencia” outros tantos portais internacionais de notícias e informação. Não chegaram nesse template por obra divida ou por genialidade de algum criativo.

    Depois de quase 10 anos de pesquisas e experimentações o ótimo globo.com chegou em uma fórmula de sucesso. Crer que essa fórmula de uma hora para outra se tornaria passado e esperar algo completamente inovador, eu, particularmente, acho ingenuidade demais.

    O r7 tem suas características baseadas em padrões pré-definidos e aprovados pelo mercado ligado a interação usuário/computador, segue todos os conceitos pré-estabelecidos de usabilidade/SEO e se o layout segue a mesma linha clean e inteligente do globo.com, méritos para as organizações globo que chegaram em um “guide” inteligente e performático, e méritos para o r7 e todos os outros portais do gênero, que seguem esse guide com inteligencia, sem querer inventar moda desnecessáriamente.

    Abs@

  2. Márlio Esmeraldo
    01/10/2009 às 1:10 pm [+]

    Cara, talvez você não tenha compreendido exatamente o que eu tentei expressar. E mesmo que tenha compreendido, tem todo o direito de discordar. Respeito a sua opinião.

    Mas o que estou chamando atenção nesse post, não é meramente uma questão de originalidade, mas de falta de identidade. A cópia do layout e da estrutura do maior concorrente são, obviamente, uma tentativa de atingir o sucesso da forma mais simples possível. Uma navegabilidade já testada e aprovada, pode sim servir de inspiração. Mas não é apenas a Globo.com que traz elementos inteligentes que podem ser adaptados para um novo portal.

    O problema, ao meu ver, é que o portal R7 não tem uma identidade visual própria e uma linha editorial que a diferencie da sua maior concorrente. Vários elementos de navegabilidade são, certamente, utilizados em inúmeros sites por já terem obtido sucesso em outros testes, mas a identidade deve ser preservada como única.

    Aliás, retiro aqui a minha crítica. A identidade do R7 é bem definida e singular: A única que copia a Globo.com descaradamente. Só poderia, pelo menos, admitir isso. Seria mais sincero.

  3. Justiceiro
    08/10/2009 às 9:41 am [+]

    O portal R7 nada mais é do que uma cópia “Paraguaya” do portal G1 da Globo, assim como tudo que a Record se propõe a fazer na sua emissora. Muito me admira que uma emissora essencialmente evangélica, “regida” por um pastor representante de uma vertente religiosa, cometer um dos sete pecados capitais de forma tão nítida, A INVEJA.

  4. Douglas
    19/11/2009 às 2:22 am [+]

    Seguinte: RECORD copia GLOBO Sim !…

    Nao precisar dar importancia ao meu comentario, mas é fato.

    Olha o site r7, coiscidencia a globo ter feito um site bem antes antes chamado g1.
    Olha no site r7 tem as colunas, Entreterimento, Esportes e Noticias, coiscidencia ser igual ao portal g1. Unica emissora que dispara ofensas e manipula os telespectador contra uma emissora, quem sera ? Record, e claro ! é FATO, e quem esta dentro da RECORD sabe que isso e verdade, numca vi, ate hoje, e olha que ja ascisti muita TV na minha vida, numca vi ofensas escandalisadas, fazendo ate reportagem contra a emissora e colocando em horario nobre. O Edir Macedo se é ou nao culpado, se pelo menos foi investigada ou ainda é, é por que algo pode ter, quero ver quando achar algo ilicito, contra a Igreja Renascer ou contra Edir Macedo, o que vão alegar, qual vai ser a desculpa. A Globo, não a defendo, a minha emissora favorita é a SBT. enfim .

    E ainda quando as ofensas sao postas ao publico, a Globo se quer reaja, por que sabe que nao vale a pena, a Globo é esperta, fazendo publicações para se defender, aumentaria e muito a Record, em termos de Ibope e Publicidade,.

    Quando a Record e lider de Audiencia por uma hora, Ja faz materia dizendo que é o (Futuro) e aproveita e usa isso contra a Globo, dizendo que eles estao encomodado.

    Nao me faça RIR. Globo tem anos de presença em cada TV do pais, e é líder de Mercado no meio de telecomunicação. nao em termos de dinheiro, mas sim de suas programações e o seu Ibope MONSTRUOSO.

    Globo tem programas que estao 40 anos no AR. Não digo que merece respeito, da Record nao merece nao, a Globo nao quer nada com ela. Afinal enquanto uma hora o programa A fazenda fica lider de Ibope. As outras 23 horas do dia quem sera que esta na frente ? claro que nao sempre, Mas olha a festa que fez a Record no domingo, por causa da 1 hora de Ibope, taa, a gente sabe foi em Cima do Fantastico, Parabens!

    Record tem que dar o respeito, enquanto renova na sua grade de programação com novos programas. Eles pensam que as outras emissoras fazem o que ? Enquanto querem malhar o pau na Globo, a proria Globo, Band, SBT e RedeTV seguem em frente. Sempre vai ser a Record. querendo o que nao tem, PRESTIGIO. e se querer tem que muda. e ja digo aqui, Novela da Record, PESSIMO, Filmes, MAIS OU MENOS, Comedia, NAO TEM !!! Esportes, apenas o Esporte Fantastico. Mais nenhum.. aa outro fato.

    Fala da credibilidade da Globo, ta ae uma sugestao RECORD. se acha que a GLobo nao tem credibilidade e etc. Por qual motivo copia sites, entrada de novelas, programa em exibição no mesmo horario, o site r7 foi o ultimo ne que aprontaram, quase nao percebemos o absurdo. Digo sou um telespectador, Defendo a Globo de voces sim, nao me importo sobre os donos da Globo, para mim o que assisto pela TV e os Programas,nao quero saber sobre os donos, e a credibilidade da Globo pra mim e perfeito, mas da Record apenas assisto DR HOUSE e CSI: MIAMI e que sao comprados para voces passarem. Assisto a Redetv, Band jogos do futebol, SBT Silvio Santos um grande Homem, em Filmes e seriados, Parabens. e Casos de Familia , Domingo legal.

    Record: Se a Globo fecharia suas portas maioria da população acharia injusto, a Emissora tem História, enquanto se voces fecharia? Apenas um Tamanco quebrado, e que ninguem quer usar mais !

    Digo isso hoje da Record. não precisar fazer isso tudo que faz isso, na mesma maneira que alega estar se protejendo ataca,e muito!

    Se eu vejo isso por que os outros nao ?
    Mude. Mas para melhor !

  5. Léo
    31/03/2010 às 2:06 pm [+]

    Record Copia Globo SIM!!! em TUDO!!

  6. Marcos Aurelio
    08/08/2010 às 3:21 pm [+]

    “O próprio nome, R7, já traz uma enorme semelhança com o portal de notícias G1 da Globo.com.”.
    Se você ao menos tivesse entrado na Registro.br teria visto que o dominio R7 é 3 anos mais velho e portanto se tem alguma cópia aí é da Globo.

  7. Alvaro
    21/11/2010 às 11:32 am [+]

    A Record é uma cópia sem criatividade. Por isso que não bate a “toda poderosa”. Chega a ser rdículo as cópias mal feitas dessa emissora cheia da bufunfa cristã protestante. A Globo tem seus pés na ditadura qunado fazia propaganda enganosa de um “país que vai pra frente”. Soube tirar proveito na hora certa em detrimento da liberdade cidadã. E continua hoje também. Mas a record é um absurdo: cópia sem criatividade; parece uma filha rebelde global que não quer largar o osso. RI-DÍ-CU-LA,como dizia a grande personagem PERPÉTUA. Tem mais, desde quando um dinossauro pode ser protagonista de um folhetim tupinquim!!? (só pra lembrar)

  8. wesley
    02/01/2011 às 1:02 pm [+]

    A RECORD é uma desgraça em pessoa.Para ter audiencia precisa copiar tudo. Até REBELDE essa ironica emissora “roubou”!

  9. Mari Oliveira
    04/06/2011 às 6:50 pm [+]

    Que pena os telespectadores não evoluirem. Não aprenderam a serem imparciais. Quando uma Tv aberta cresce no nosso país, quem ganha é o país como um todo.

    As vezes penso que se a Rede Record de Televisão falisse não só as concorrentes ficariam felizes como os telespectadores que se manifestam nos sites. Infelismente ninguém se importa com menos mercado de trabalho para uma gama de profissionais da área.

    Gente! Quando iremos aprender que concorrência é bom. ô meu colega, aonde você assistiria “House” e CSI: Miami numa Tv aberta?. Eu não gosto do histórico da Rede Globo, e não acho que ela jás fez uma reparação com o povo brasileiro por anos e anos de alienação televisiva. Aprendi a ler nas entrelinhas da sua programação televisivamente “quase perfeita” o poder que ela tem de desfocar o povo da sua capacidade de pensar e ter senso crítico, tirando quase que literalmente a autonomia do telespectador de poder pegar o controle remoto e mudar de canal, por exemplo, nos entervalos de sua programação. Hábito esse muito comum em quem tem TV por assinatura.

    Voltando a Globo, mesmo tendo minhas convicções, se percebo alguma programação de qualidade, eu assisto, por que não? e faço isso muito tranquila, não estou presa a nada e a ninguém.

    Vamos aprender a reter o que é bom, sem precisar tomar dores de ninguém. Eu particularmente assisto a Rede Record sim, acho bacana ver que temos hoje mais uma televisão de qualidade. Entendam uma coisa a Rede Globo independente da sua histórica postura no regime da ditadura militar e dos governos pós-ditadura, ela tem qualidade televisiva. Se o SBT do Sílvio, a quem admiro tanto, Buscasse mais essa qualidade, com certeza o páreo para a vice-liderança estaria acirrado.

    Uma pena que até a mídia comtribua pra essa falta de compreensão, que ao meu ver, parece até uma torcida pra que a Record se arrebente, no entanto, não se dão conta de que inclusive ela, a emprensa, tem um dos campos mais favorecidos com esse crescimento da Record. Em vez de críticas destrutivas vamos fazer críticas sadias, por exemplo:

    Mais uma vez: Parabéns a Rede Record pelo sucesso. Que bom! Poder ver novamente no ar atrizes como Cláudia Lira e Cristina Mulins. Puxa! Quantos atores que envelheceram fora do ar porque não havia espaço suficiente no mercado. Peço que resgatem mais e mais atores.

    Mas numa coisa eu concordo com os demais: deixem à Globo pra lá! “Bispo Macedo: Deixe sua empresa crescer tranquila e imparcial. Se em algum momento o Sr quis se vingar da Globo, saiba que o Sr já conseguiu. O Sr atendeu o pedido do Sílvio Santos, em fazer da Record um meio de comunicação ´de qualidade”.

    No mais: Sejam saudáveis, tenham senso crítico, mudem de canal nimguém deve fidelidade a nenhum deles e vocês veram de quantas coisas se abre mão por ficar na mesmice.
    Não fiquemos hipinotizados como se fôssemos autômatos, somos livres para escolhermos.

  10. josewellison
    27/06/2011 às 7:33 pm [+]

    isso e uma injustiça com a rede record.

  11. lucass
    20/07/2011 às 5:00 pm [+]

    Acho que a Record é umas melhores emissoras de TV do Brasil, tendo diversas atrações como Legendários que gosto muito, A Fazenda que é o melhor Reality Show da TV brasileira e etc. Por a Record ter batalhado tanto para estar aonde está, é por que é uma (TV de Primeira).

  12. Elinelson Silva
    10/10/2011 às 10:53 am [+]

    você e um tremendo pucha saco da globo.com, o portal r7 e muito mais moderno e atual, todo portal se inspira em outro. quem e você para fazer esse tipo de critica.

  13. fernanda
    01/12/2011 às 12:07 pm [+]

    sem falar que vc acessa o portal r7 é só se fala da globo e seus globais.

  14. vander
    23/12/2011 às 4:09 pm [+]

    eu não to nem ai,não assisto a globo ja mais de ano,prefiro assistir a rede record quem tem atracões melhores.e gostaria de dar os parabens para MARI OLIVEIRA,que mostrou em seu depoimento que em nosso pais ainda temos pessoas de raciocinio bastante atrasado.

  15. NILDO SILVA
    23/02/2012 às 11:11 pm [+]

    Acredito sim que a record é uma cópia michuruca da Globo
    pois não tem credibilidade e vive iludindo os fiéis deles,mundo de ilusões.

  16. mayk
    21/04/2012 às 3:59 am [+]

    concordo com vc lucass, se a Record esta aonde esta e pq ela merece e pq ela é uma TV DE PRIMEIRA ea melhor do Brasil,e falando mas ela é a tv brasileira mais asistida no Mundo….agora eu mim pergunto oq os brasileros ve na globo…são tão mnipulados que nem conseguem ter sua propria opinião…e quanto a razão de que a Record comemora a cada liderança que ela tem na audienca e pq e dificel chegar lá, queria ver vcs donos de uma emissora que quando atingisse a liderança conserteza pulariam de alegria.E isso quer dizer q o povo esta abrindo o olho em relação a globo.Vcs devem esta pensando q eu naum gosto da globo e naum gosto mesmo,mas assistia globo direto pra mim so essistia a globo,mas agora acordei da manipulação,e ja faz anos que não assisto globo.Agora so falo uma coisa quando a globo cair mas vai ser um tombo tão feio que o chão vai se abrir e engulir globo e suas organizações,e isso naum demorara não.Ai sim o brasil vai esta livre de coisa que naum presta…..E falo mais, metam pau na Record mais muito mesmo,pq quanto mas falam dela ela cresce e se desenvolve e é o que esta acontecendo.

  17. mayk (eu de novo)
    21/04/2012 às 4:28 am [+]

    vixe o comentario duplicou rsrsrs.

  18. Romualdo
    24/08/2012 às 12:33 pm [+]

    por que cada uma não faz o seu trabalho e pronto

  19. Romualdo
    24/08/2012 às 12:37 pm [+]

    todo mundo ja sabe os brasileiro so sabem imitar e não sabem criar então pra que isso rsrsrsrs