Ombudsman: Conheça os Defeitos dos Jornais e Portais

Eu ainda não tinha atentado, pois em alguns casos fica bem escondido, de que alguns portais têm Ombudsman.

Wikipédia:

Ombudsman é um profissional contratado por um órgão, instituição ou empresa que tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações e deve agir em defesa imparcial da comunidade.

A palavra passou às línguas modernas através do sueco (ombudsman significa representante). De fato, em 1809, surgiram na Suécia normas legais que criaram o cargo de agente parlamentar de justiça para limitar os poderes do rei.

Atualmente, o termo é usado tanto no âmbito privado como público para designar um elo imparcial entre uma instituição e sua comunidade de usuários.

Nos países de língua portuguesa, e principalmente em empresas estatais brasileiras, como a Sabesp, empresa controlada pelo governo do estado de São Paulo, a terminologia em português “ouvidor” e “ouvidoria” é a mais utilizada como substituto ao nome estrangeiro.

O cara tem que saber representar a sociedade diante da empresa e vice versa de forma o mais imparcial possível. Talvez os caras estejam nesses meios para que o jornal fique com uma imagem interessante por ser publicamente autocrítico, mas que não seja muito lido, pois o que é dito por ele pode sujar a imagem e a credibilidade das instituições como empresas. O que é interessante e que eu também não tinha notado, é que os Ombudsmans têm utilizado blogs. Talvez pela linguagem mais informal. Confira alguns Ombudsmans:

Portais:
Uol e iG

Jornais:
OPovo e Folha

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