Com a chegada das redes sociais e microblogs, a quantidade de informação postada diariamente foge do controle e chega a assustar. Mesmo com a limitação de caracteres em alguns sites como o Twitter, a internet e os usuários vão tentando aos poucos se adaptar às novas realidades e criam estratégias para conseguir publicar o que deseja com poucas palavras. Sejam os internautas inovando com linguagens novas e coloquialismos, sejam os produtores da internet que criam meios para ajudar os usuários a alcançar objetivos deles nas redes sociais.

encurtador de links

Exemplo prático disso são os sites feitos para encurtarem endereços de sites. Geralmente longos para serem colocados na íntegra em locais como o Facebook, os encurtadores de links enxugam esse endereço que passa a ter outro código mas continua direcionando para o mesmo local de seu endereço original.

Eles funcionam recriando códigos. Você com certeza já se deparou com algum endereço de site curto com terminações em migre.me ou bitly sem saber que são exatamente esses sites que fazem rapidamente o trabalho, nos fornecendo novo link com bem menos caracteres que o site que escrevemos previamente! Conheça abaixo alguns sites com essas funções, que são práticos e fáceis de usar:

  • Bitly: É o que uso com maior frequência, sua vantagem é ter conta associada com o facebook que permite arquivar os links anteriores que você colocou e organiza por data com gráficos e dados de visitas através desse link.
  • Goo.gl: nunca usei, mas é bem prático e simples não fornecendo muitas possibilidades além de enxugar o endereço.
  • Is.gd: mais desconheccido, mas também funciona. Seu forte também é a simplicidade!
  • Migre.me: um dos mais onhecidos e usados na internet. E dá para verificar sites suspeitos.
  • Tiny url: também é simples, mas as explicações são todas em inglês!
  • Notlong: Do mesmo estilo do goog.gl, simples compressor de sites.
  • Link.zip:é associado a uso de e-mails e possui todas as explicações em português! Bem didático para quem tem mais dificuldades com a internet!

Como encurtar um link?

De uma forma geral, todos funcionam da mesma forma e para você conseguir enxugar o endereço, é preciso seguir 3 passos:

1. Inserir o endereço original no campo onde possui do lado o botão ‘shorten’ ou ‘encurtar’;
2. Clicar em ‘enter’ ou no botão ‘encurtar’ – shorten;
3. Copiar o endereço dado e colar no Facebook, no Twitter ou em outros sites e blogs. Enfim, onde você quiser postar algo.

Untiny: o desencurtador de link

Não, isso não é um trava língua. Na verdade, trata-se da função oposta da que estamos falando nesse post. Muitos links que vemos diariamente já são encurtados. E um dos defeitos desses encurtadores, é mudar totalmente o nome do site original. E com isso, muitos malwares ou vírus podem estar escondidos em links encurtados. Para tirar a dúvida e fazer o caminho inverso para desvendar o endereço verdadeiro dele, basta acessar o Untiny e colar o link encurtado na barra para descobrir que site é esse:

untiny desencurtador de link

1 comentário

  1. Danilo Soares
    08/02/2014 às 9:03 am [+]

    Uso o bitly a um bom tempo. Acredito nao ter testado outros mas isso porque o bitly da conta do recado muito bem.