Saiu uma matéria no UOL com dicas que achei pra lá de importantes. A matéria fala do excesso de spams (redundante, não?) sobre como envitar virus, pragas virtuais como não abrir e-mail e anexos de desconhecidos, verificar a procedência de sites e arquivos baixados ou esmo otimizar ao máximo a proteção em programas de compartilhamento de arquivos. Na verdade, se você seguir todas as regras enviadas por email você não conseguirar mais usar seu computador, pois ele estará completamente consumido por spywares, anti-virus, firewalls e outros inúmeros programas de defesa. E mesmo assim você estará exposto pois são criados vários vírus pro dia e os programas não dá conta. A dica, em vez de todas essas é tomar cuidados sempre.

Anti-virus online Internet Explorer

Isso não significa que você não deve ter antivirus e mantê-lo sempre atualizado. Isso é fundamental. Não há, inclusive, a necessidade de se pagar por isso pois alguns anti-vírus gratúitos, como AVG ou Avast! estão no mesmo nível dos pagos, como McAfee e Norton – que são pesados demais, por sinal. Uma alternativa para tudo isso é justamente aquilo que a matéria indica: Sistemas para scanear seu computador online e grátis, direto do navegador. Veja só as dicas:

McAfee FreeScan
Claro que a grande empresa do setor não ficaria de fora e também oferece uma ferramenta para detecção de vírus online. Ele procura as mais recentes pragas e, caso ache alguma, indica para links que ensinam como limpar o PC. Roda apenas com Internet Explorer 5 ou superior e necessita do controle ActiveX.

Symantec Security Check
A Symantec disponibiliza em seu site dois testes. O Security Scan verifica a exposição de seu computador a hackers, a vulnerabilidade do Windows e a existência de cavalos-de-tróia. Já o Virus Detection busca por vírus, inclusive os mais recentes, no HD. Ele não examina arquivos compactados e apenas sugere ações para a desinfecção. Só funciona no IE com ActiveX.

BitDefender
Traz todas as ferramentas do popular BitDefender para encontrar e remover vírus do computador. Busca na memória, arquivos, drives e no boot. Por padrão, ele tenta desinfectar o arquivo contaminado, mas se a operação falhar, ele apaga o arquivo. Esta função pode ser alterada. Funciona com IE e ActiveX.

Kaspersky
Versão online do antivírus com alto poder de detecção de pragas no computador. A busca pode ser lenta já que a varredura é detalhada, mas ele não remove os malwares. Possui também ferramenta para procurar vírus, cavalos-de-tróia e spywares em um arquivo específico. O desenvolvedor faz um desafio: faça o teste e descubra quantos malwares seu antivírus não localiza. Necessita de IE e ActiveX.

F-Secure
Mais um serviço online de uma grande empresa de antivírus. O sistema de varredura do site escaneia o computador atrás de malwares. Se encontrar alguma praga, ele a elimina e ainda disponibiliza informações adicionais sobre ela e maneiras de desinstalá-la manualmente. Ele encontra, mas não remove vírus de arquivos zip. Necessita de IE, ActiveX e Java.

Trend Micro HouseCall
Checa se seu computador foi infectado por vírus, spywares ou outras pragas. Restaura os danos e ainda identifica e conserta vulnerabilidades para evitar contaminações. Roda em Java ou ActiveX, em Linux, Mac e Windows.

Panda Activescan
Escaneia e desinfecta seu HD, dispositivos de sistema, arquivos compactados e e-mail. Ele detecta spywares, vírus, worms e cavalos-de-tróia. É necessário preencher um cadastro e ter IE e ActiveX.

VirusTotal
Analisa arquivos suspeitos para detecção de vírus, worms, cavalos-de-tróia e outros malwares em vários mecanismos antivírus. Ele mostra os resultados por ferramenta e permite o envio de arquivos de 10MB por e-mail para ser escaneado.

Secunia Software Inspector
Vasculha seu sistema operacional e softwares instalados por versões não seguras ou desatualizadas. Ele também verifica patches da Microsoft, mas não indica vulnerabilidades. Necessita de Java para rodar.

PC Flank
Site que agrega seis testes de vulnerabilidade, do rápido ao avançado, de programas de furtos de dados, exploratórios, cavalos-de-tróia e dos navegadores de Internet. Ele mostra se o seu computador dá informações pessoais enquanto navega pela Internet, se o PC está visível para outros na Web, testa seu Firewall e checa as portas de entrada.

Fonte: UOL

6 comentários

  1. Ramon Samudio
    04/08/2008 às 11:02 pm [+]

    Beleza de ajuda…

  2. Ramon Samudio
    08/08/2008 às 12:05 pm [+]

    Valeu pela informação.

  3. george vieira
    30/08/2008 às 10:53 am [+]

    muito bom esse virus online rsrsrsrsrsrsrs

  4. dione cordeiro oliveira
    13/09/2009 às 7:09 pm [+]

    apesar de não ter conseguido baixar nem um , eu escolho o primeiro.

  5. Leonardo Marques
    01/09/2013 às 1:48 pm [+]

    Falta aí o Baidu Antivírus, que é excelente: http://antivirus.baidu.com/pt/?referrer=bwt. Na minha opinião, o melhor antivírus gratuito que existe.

  6. Lu Souza
    06/04/2014 às 8:31 pm [+]

    O BAV realmente é muito bom! Protege bem e é super leve. Indico também!