A parte II do post Loira Peituda, quem leu a parte I sabe: em muito se difere da primeira.

Cerveja

Trata-se de uma conversa que tive com meu caríssimo amigo – tudo bem, o cara é barato, uma cerveja tu compra ele – Thiago. Em um bar, regado a muita cerveja – tá certo, admito, era uma lanchonete e só ele tava bebendo um pouco – conversamos sobre o que faz as pessoas beberem. Perguntei a ele se ele gostava do sabor da cachaça, da cerveja, do whisky e ele disse que não. Que a maioria das pessoas que bebem (eu não bebo) bebe apenas pelo efeito, pois, pelo sabor apenas, optariam por um refrigerante ou um suco. Pois bem…

A conversa tomou novos contornos quando veio à discussão a questão da identidade. E é claro! As pessoas não bebem pelo gosto, nem só pelo efeito, mas principalmente para compor sua identidade, seu status perante os demais. Por que sempre dizem um “Esse cara lá bebe nada!” para quem não bebe. Traduzindo, eles afirmam que a masculinidade do pobre lúcido pobre é afetada por seu não-gosto pelo álcool. Cerveja é masculinidade, é sexo, é mulher gostosa, é… ‘loira’. Uh! É amizade e bom humor também, mas sempre circundando um assunto principal. Adivinha qual.

Naturalmente é a publicidade quem construiu essa imagem, não é? Claro que não. Vem das antigas tabernas européias. A publicidade só reforça e mantém. E esse não é um privilégio só do Brasil não. Veja só essas propagandas gringas:

Mas é possível que alguma cerveja mude isso. A Kaiser tentou trazendo uma campanha muito interessante, mas o ímpeto brasileiro mandou o baixinho (da Kaiser) voltar e, dessa vez, cheio de mulheres gostosas. Um garanhão de um metro e meio, bigodudo, careca na casa dos 5.0. Um cervejaria que mantém sua marca distante do batido estereótipo é a Budweiser. Sempre o bom humor é o mote das campanhas que, cá pra nós, são sempre sucesso de público. Aí vai uma prova de que podemos fazer diferente e ter resultado.

E, falando em loira, não vamos resistir. Aí vão duas tirinhas com piadas de loiras. Sem preconceito, claro, só em nome do bom humor.

Piada de Loira I

Piada de Loira II

1 comentário

  1. Cris Penha
    29/05/2007 às 5:54 pm [+]

    seus posts são super!!! Puts…
    Não deixo de passar por aki!!

    Um grande abraço!!