Atriz Gorda: Preta Gil e A imagem da Blogosfera

Trago a discussão de uma matéria que vi no CCSP – Clube de Criação de São Paulo – falando sobre o caso de Google Bomb com a Preta Gil – e a tal “atriz gorda“. Me incomodou o fato de sair na resposta do Google a responsabilização dos internautas em geral e especificamente dos blogueiros. Sei que dá praticamente no mesmo você falar em ‘internautas’ e ‘blogueiros’ porque todos os blogueiros são internautas, mas você restringe a um grupo específico, o que significa que esse grupo costuma praticar esse tipo de ação que prejudica somente o próprio grupo. Gostaria de levantar a discussão sobre o que podemos fazer para trazer maior credibilidade para a blogosfera – e se ela é ou não, na opinião de vocês, um objetivo.

Atriz Gorda: Preta Gil e A imagem da Blogosfera

OPINIÃO

Para mim, a credibilidade traz muitas vantagens tais como fluxo de visitantes, investimento no setor por parte das empresas e com isso renda para os blogueiros. Se a blogosfera for vista com seriedade, como um bom investimento, acredito que temos tudo para nos tornarmos mais estáveis financeiramente – sem o medo de que a qualquer momento o Adsense acabe com os nossos investimentos. A contraponto, acredito que cada blog deve buscar credibilidade para si, uma boa imagem, pois acho impossível darmos conta de toda a blogosfera. Afinal, tem gente pra tudo.

Os Campus Partys e Blog Camps da vida, acredito, trazem uma certa credibilidade, noção de que a coisa é séria, de que busca se discutir e crescer. Acho isso muito bom. Resumindo, acho que devemos buscar estratégias individuais e coletivas para preservar o nome ‘blogosfera’ para que um dia ele não venha a se tornar pejorativo e prejudique aqueles que pretendem levar a sério, mesmo que com bom humor, aqui em que estamo investindo algo. Mesmo que seja somente o nosso precioso tempo. E tempo, é dinheiro.

52 comentários

  1. Manoel Netto
    18/02/2008 às 2:09 pm [+]

    Pra mim, gorda não é xingamento e o simples fato de alguém achar que é, já está com preconceito.

    Segundo, a tal atriz(?) poderia simplesmente ter entrado em contato com o Google e resolvido isso sem alarde. Quem será que está precisando de atenção?

    Abraço

  2. Carolina Souza
    20/02/2008 às 2:55 am [+]

    Eu não acho certo o que estão fazendo com ela. ela esta no seu direito de procura fim disso porque isso para mim é um precomceito que tem que ter um ponto final gostaria de todos que tem esse preconceito estivese na pele dela e pasando por todos esses comentario para sentir na pele o que é isso,as pessoas tem que saber que nessa vida não somos nada pra que preconceito se somos todos iguais pense nisso.

  3. TANIA RITA LIMA
    20/02/2008 às 3:47 am [+]

    EU ACHO QUE OQUE FAS AS PESSOAS, NÃO E O CORPO E SIM O CARATER, A HUMILDADE , SER HUMANO COM SEU PROXIMO,NÃO ADIANTA SER ELEGANTE E NÃO VALER NADA.A PRETA GIL E UMA PESSOA MUITO BONITA E SIMPLES, APESAR DE EU NÃO A CONHECER PESSOALMENTE EU ACHO ELA BEM SINPATICA.EU ATÉ GOSTARIA SE FOSSE POSIVEL DE UM DIA CONHECE-LA PESSOALMENTE. EU SOU UMA PESSOA CASADA COM QUATRO FILHOS, E TODOS AQUI ADIMIRAMOS A PRETA GIL E O PAI DELA COM MUITO RESPEITO.

    UM ABRAÇO

    TANIA RITA LIMA

  4. ALINE
    20/02/2008 às 9:33 am [+]

    na minha opiniao vcs nao poderiam fazer isso sem o concentimento da preta e se fizeram estao muito errados

  5. Anderson
    20/02/2008 às 12:03 pm [+]

    Na minha opinião os admiradores de preta gil e amigos deviram no mínimo aprender um pouco de português.

  6. Liana
    20/02/2008 às 3:03 pm [+]

    Anderson, antes de falar do português alheio, coloque “no mínimo” entre vírgulas, por favor!

  7. TBGUY21
    20/02/2008 às 8:25 pm [+]

    Vai dizer agora que ela é “magrinha” …. HAHAHAHA!!!

  8. jessica
    20/02/2008 às 9:02 pm [+]

    Oi eu tambem acho que, o qui fizeram com a preta gil e uma falta de etica, falar da vida alheia,pois ninguem tem qui si meter na vida de ninguem nen com o corpo dela!!
    Ela pode se sintir bem, do geito qui ela é pois o corpo é dela e ninguem tem nada ave com isso ta !!!!
    Só to deixando esse recado pq tenho minha opiniao ta beijosssss e eu so quero dizer qui tenho 14 anos e entendo muito disso já passei poriso!!!
    mais nao compensa ficar discutindo !!!Eu so o qui so e ninguem tem nada ave com isso !!!

  9. suellen
    20/02/2008 às 9:27 pm [+]

    o que eu acho é que vcs desse sit deveriam nao ofender as pessoas que isso é horrivel.a pessoa que ganha a ofensa se sente muito mal muito mesmo agora se vcs nao sabem disso ve se nao se mete com as pessoa.e tomara mesmo que a preta gil deve mesmo processar vcs…e que vcs se ferrem!sera bem merecido!

  10. suellen
    20/02/2008 às 9:27 pm [+]

    ridiculo

  11. suellen
    20/02/2008 às 9:28 pm [+]

    sem graça

  12. suellen
    20/02/2008 às 9:28 pm [+]

    sem a minima graça

  13. Brenda Matos
    20/02/2008 às 9:48 pm [+]

    eu acho na minha opinião que as pessoas não tem nada a ver com isso pois isso só favorecerá com que a juventude invista na bulimia .o que adianta um corpo bonito e a cabeça vazia de ideias ,essas pessoas que disseram isso da preta são pessoas vazias de Deus beijos a todos.

  14. Daniele Jardim
    20/02/2008 às 11:23 pm [+]

    Não acho nem um pouco ético o que estão fazendo com ela,mesmo ela levando o fato de ser um pouco mais cheinha no bom humor,não os daria o direito de tornar esse fato como busca,envolvendo o seu nome,ela tem todo o direito de querer ir mais a fundo e acabar com essa ousadia que mexe com bem estar da pessoa,com os seus sentimentos,que fere realmente,meu apoio total a Preta,um grande abraço.Danielle.

  15. Catia Luzia
    21/02/2008 às 12:30 am [+]

    Considero grande falta de educação e de ética se referir a qualquer pessoa – famosa ou não – mencionando suas características físicas ou psicológicas (coisas do tipo: atriz gorga, colega branco, professor negro, advogado neurótico e assim por diante). Temos que aprender a ter respeito pelos nossos semelhantes e ponto final! Se não gostamos daquela pessoa ou achamos que ela não trabalha bem, basta ter a coragem de dizer ou escrever o que queremos e pronto. É indelicado e infantil ficarmos procurando maneiras de rotular os outros, principalmente quando podemos ser rotulados também…Afinal, quem se presta a tal comportamento `s vezes está sem espelho em casa!!!
    Quanto ` ação que ela move em face do Google, é direito de todo aquele que se sentir lesado de alguma forma, procurar o Judiciário e quem disponibiliza um determinado serviço tem obrigação de responder por ele, sem prejudicar terceiros e se certificando das informações que presta. Preta Gil está certíssima. Nós nos assustamos com a conduta dela porque em nosso país estamos acostumados a a sofrer todo tipo de injúria e enfiar a viola no saco.
    Se Preta Gil está certa ou não só o tempo dirá, mas acredito que sua conduta serve de exemplo para todos nós vemos coisas que nos aborrecem o dia todo (de apelidos idiotas na net ` pobreza nas ruas) e não fazemos nada!
    Em vez de ficar pensando na Preta, acho que devemos começar a contar quantos sapos vc já engoliu hoje e nem pestanejou só pra não dar pinta de reclamão!!!

  16. Flor
    21/02/2008 às 1:32 am [+]

    Gente, nome de pessoas, letra maiúscula….rsrs. Percebem que é ela quer chamar a atenção? E conseguiu, (olha aqui a gente falando nela), acredito que não deveria ter saído da faculdade de Publicidade, pois leva muito jeito, rsrs. A Preta sempre quis defender as gordinhas, pois ela era uma e etc, etc. Porque agora quer tirar isso? O preconceito vai de cada um, ta se doendo a toa. Preta, pára com isso, você é linda do jeito que é, não precisa faze barraco. Um beijo da gorda…..

  17. sidney farney
    21/02/2008 às 1:51 am [+]

    Não e pra ser assim realmente, ela não merece isso só penso uma coisa DEUS nos fez a sua imagem semelhança,não importa pretinha que estão falando de vc maior e DEUS que amam como vc é e beijos de amigo de Manaus-Am

  18. Augusto
    21/02/2008 às 1:54 am [+]

    Eu acho que esse saite tinha que tira isso que esta falano dela pq da maneira que estão se referindo há ela é de preconceito sim e ela é linda ,simpatica eu admiro muito Preta estamos com vc beijos

  19. deyse
    21/02/2008 às 7:21 pm [+]

    èu achei um absurdo o q fizeram com ela sinceramente………
    por favor quem fez isso toma vergonha na cara!!!
    bjs preta gil……….

  20. karine
    22/02/2008 às 12:17 am [+]

    acho ridiculo pois o corpo é dela ela faz o que quer……..
    acho tbm que cada um tem que cuidar do seu e deixar o dos outros em paz……… pois a preta é linda de qualquer jeito.

  21. karine
    22/02/2008 às 12:20 am [+]

    a preta gordinha ou magrinha faz sucesso é acima de tudo não deixa de ser carismática com seus fãs.
    preta vc é linda!!!!!!!!!!

  22. Carlos
    22/02/2008 às 4:51 pm [+]

    É o seguinte…se apessoa é gordinha tem que aceitar e pronto…será que Preta Gil quer que apareça nas buscas de “atriz magra”???

  23. Evanadro Adriano
    22/02/2008 às 9:25 pm [+]

    Na minha opinião ela tem todo o direito de reclama!
    Me digão uma coiza vcs iriam gosta que chamacem vs de gordos(a)?
    sou toltamente contra !

  24. denilson de queiroz
    23/02/2008 às 1:33 am [+]

    eu na minha opiniao que falam da minha amada querida preta gil que ela gorda para min este cidadao alem de ser preconceituoso ele teve algum problema na vida com alguma muhler gorda ou ele nao deu conta das carnes ou broxou por isso que ele tem raiva das gordinhas sexy . alem da preta gil ser aquele mulherao que tudo homem gostaria de ter aquelas carnes ao seu lado eu sou fam de carteirinha da pretagil eu ate tenho a revista de na capa aquele langeri .bjao fque c/deus pretinha gil eu te amo

  25. ana beatriz
    23/02/2008 às 6:42 pm [+]

    não acho ela gorda mais sim seinh. é sim se ela quiser fazer um linpio ela faz que dinheiro que nao falta.!!!!!!!!!!!

  26. ERIKA
    24/02/2008 às 3:17 am [+]

    NAO ACHO ELA GORDA MAIS SE VCS ESTÃO ENCOMADADOS COM A GORDURA
    EUNAO POSSO FAZER NADA MAIS EU ACHO ELA UM OTIMA ATRIZ ENTÃO NAO TENHO NADA CONTRA ELA SE ELA
    NAO QUER FAZER UM LIPO PROBLEMA E DELA A GORDURA E DELA E ELA FAZ DELA OQ BEM ENTENDER VCS ESTAO PREUCUPADOS COM A IMPORTANCIA DO TRABALHO DELA OU COM A GORDURA DELA PRETA GIL TO COM VC NAO VAI NA OPINIÃO DESSAS PESSOAS CON TINUE DO SEU GEITO TE ADORO ACHO VC UMA GRANDE ARTRIZ !!!

  27. maria de fátima
    24/02/2008 às 2:15 pm [+]

    caracaaa!!!gorda???afffffff…só pq tem alguns quilinhos a mais,já rotulam a mulher de obesa???vem cá….e as pessoas que são obesas,pra vcs são o que??animais?pessoas repugnantes??vão se ferrar…e defendo mesmo e olha que não tenho nem um grama a mais.Mas acho um absurdo o poder que as pessoas julgam ter,por estarem com o peso em dia…..bota pra ferrar mesmo pretaaaaaa..beijinhosss

  28. Thamyres
    25/02/2008 às 9:06 pm [+]

    Eu ñ sei quem foi o idiota que postou isso,ela ñ é gorda,isso é coisa de gente que ñ tem o que fazer.
    Não tem nada pra fazer? Vá lê a bíblia!!!!!!!!!!!!!!

  29. flavia
    25/02/2008 às 10:04 pm [+]

    que ela é gorda não precisa nem de falar,mas atriz?cantora?filha de ex ministro?filha de cantor? enfim quem é ela?

  30. sergio
    25/02/2008 às 11:09 pm [+]

    ela tem dinheiro e tah pouco se lixando pra m**** que a imprensa diz….

  31. adriana de poções -ba
    25/02/2008 às 11:13 pm [+]

    o fato de ela se ofender com o comentario significa q ela nao se aceita como é. se nao se gosta deveria emagrecer pra nao viver se ofendendo.

  32. Mateus
    28/02/2008 às 11:39 pm [+]

    Essas pessoas que estão cahamndo ela de gosda primeiro tinha que olhar no espelho pq deve ter mais defeito do que ela e outra voceis estão é com inveja dela e para aqueles que não asiste tv ela já esta se esforsando mara emagrecer se coloca no lugar dela cuidado aqueles que atira pedra no telhado dos outros e não olha o seus voceis tem que toma vergonha na kara e cada um toma conta da sua vida se olha no espelho antes d critica os outro seus ridiculos precomceituosos que saco.

  33. Leonardo
    04/03/2008 às 3:16 am [+]

    Acho que o google é uma ótima e confiavel fonte de pesquisa. Ele não erra e não errou ao classifica-la como obesa, acredito sim no erro do emprego da palavra atriz… Gorda sim, Atriz não. Tenho que concordar com o processo.

  34. Guga
    14/03/2008 às 4:20 am [+]

    Ela acha que processar quem disse
    que ela é gorda, vai fazê-la emagrecer?
    Hahahahahahah…

  35. Guga
    14/03/2008 às 4:24 am [+]

    Pior que se fosse só gorda…
    Mas é feia também,
    e o pior de tudo, acha que
    é gatinha!!!

  36. rodrigo
    19/03/2008 às 4:46 pm [+]

    Ela é linda

  37. rodrigo
    19/03/2008 às 4:46 pm [+]

    e de mais

  38. rodrigo
    19/03/2008 às 4:47 pm [+]

    E isso ai preta gil e uma otima atriz e esta muito bem assim

  39. Fernanda
    20/03/2008 às 6:57 pm [+]

    Tanta coisa importante acontecendo no mundo, e as pessoas se importando com fofocas das famosidades…é isso mesmo, deveriam se matricular num cursinho de português ao invés de ficarem debatendo cultura inútil !

  40. Amanda Dias
    21/03/2008 às 4:49 pm [+]

    Concordo plenamente com a Fernanda,
    A ´nica coisa q

  41. Danilo
    28/03/2008 às 6:57 pm [+]

    O negócio é o seguinte, o Google é um mecanismo de buscas AUTOMÁTICO, ele simplesmente classifica o que vai encontrando pela internet de acordo com o número de ocorrências. Então ela que vá processar os internautas, um por um.
    Mas, cá entre nós, se o Google classificasse os erros de português que encontrasse, esses comentários estariam na sessão “grotesco”.
    Também, o que deve-se esperar de quem se preocupa com as banhas da Preta Gil? Que tenham fugido da escola, e que leiam somente Quem e Caras! Deus que me livre!

  42. Hikari
    30/03/2008 às 12:39 am [+]

    Belas palavras. Mais eu naum concordo.
    O blog é a melhor ferramenta já criada pra permitir q qqr indivíduo em qqr parte do mundo tenha condição de se expressar.

  43. richardson campos
    15/04/2008 às 6:21 pm [+]

    será que , quando o papai deixar de ser ministro , ela conseguirá papéis em novelas ?

  44. jessica
    13/07/2008 às 2:34 pm [+]

    Gorda???????obesa???????mesmo assim ela continua linda….

  45. francisca
    14/08/2008 às 9:22 pm [+]

    preta isso é uma falta de respeito coisa de quem não respeita nem a si propio que pra se sentir melhor precisa humilhar os outros. pois fiquem sabendo tambem estou um pouco acima dos padroes mas pra ser bonita e sex não basta ser só magra tem que ter um Q a mais coisa que muita gordinha tem.

  46. mary
    03/09/2008 às 3:58 pm [+]

    oi preta,gosto muito de você é de verdade,não se preoculpe com o que falam de vc,pois eu creio que é pura inveja infelismente nós vivemos no mundo de pessoas invejosas e medilcres.a pessoa não pode estar feliz de bem com a vida e pronto já basta pra ter inveja,gostaria de te conhecer pessolmente realise este sonho por favor bjs 1000000….

  47. mary
    03/09/2008 às 4:02 pm [+]

    preta vc é linda tanto por fora como por dentro isso é que importa o resto meu beeeeeeeemm rsrsrsrrs é resto te adoro beijocas 1000

  48. Pacote
    13/11/2008 às 4:48 pm [+]

    Eu acho a maior falta do que fazer vocês todos discutindo essa história toda a qual não passa do maior preconceito, igual a falar da opção sexual de um artista, ou ainda a etnia dele. Porque essa história do Obama 1º Presidente Negro, Hamilton 1º campeão de Fórmula 1 negro, enfim só acho que todos esses acréscimos ao indivíduo homo sapiens é puro preconceito.

    Um grande abraço a todos.

  49. Ricardo
    27/06/2009 às 12:25 pm [+]

    Diante de tudo isso, duvidas me vem a mente:

    Quem é Preta Gil ?
    O que ela representa para este país ?
    Que m$#%%$#@$ o google quer com ela ?

    Sociedade brasileira… montando de lixo fútil…

  50. rick
    19/11/2009 às 2:30 pm [+]

    preta gil vc é deliciosa

  51. ana paula
    20/04/2010 às 12:33 pm [+]

    eita povo tem preconceito com as gordinhas coisas feia ser gorda ñ é coisa de outro mundo ñ
    beijos para todos

  52. Vivi
    24/04/2011 às 10:18 am [+]

    Até onde eu sei aparece assim porque as pessoas que procuram dessa forma no google e isso aparece porque as pessoas colocam essas frases na pesquisa.
    Tudo que eu sei também é que esses pseudo artistas adoram viver de processos né por isso usam empresas de influência para ganhar dinheiro fácil.