Quando tudo parecia apontar para que o estádio do Morumbi fosse o palco do UFC 147, as coisas mudaram nos bastidores e o grandioso evento do UFC mudou de casa: agora, as lutas desta noite que promete ser histórica serão realizadas no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. Tendo como atração principal a luta-revanche entre Anderson Silva e Chael Sonnen, o card principal ainda contará com a atração de receber as duas finais do reality show The Ultimate Fighter Brasil, produzida e exibida pela Rede Globo e que revelará os novos astros do UFC, com direito a contrato assinado com a maior franquia de MMA do mundo.

UFC 147: Anderson Silva vs Chael Sonnen no Engenhão

Engenhão: os craques do MMA em campo

Com a popularidade do UFC em alta no Brasil, é muito provável que o recorde de público para um evento de MMA seja quebrado aqui no Brasil. Essa marca foi obtida no UFC 129, disputado em Toronto (Canadá) em abril de 2011, com um público total de 55.724 pessoas. Caso o Morumbi fosse confirmado para o UFC 147, a chance de quebrar esse recorde seria bem maior, pois é sabido que o estádio do São Paulo comporta muito mais gente que o estádio do Engenhão. Além disso, o Morumbi dispõe de um acesso bem melhor do que o Engenhão, que fica literalmente numa quebrada. Mas como Dana White não quer nem saber de economizar para fazer do UFC 147 o maior de todos os tempos (até aquela estrutura em forma de garra usada nos shows do U2 ele queria alugar), podemos esperar um público variando entre 60 mil a 80 mil pessoas, número estimado pela organização para o UFC 147 e ,que se confirmado, será o novo recorde mundial.

E esse monte de gente será testemunha de um embate épico, sem dúvida. Anderson Silva e Chael Sonnen voltarão a se enfrentar quase dois anos depois da histórica luta vencida pelo brasileiro de apelido anglófono (sim, o Spider). Toda a história é conhecida para quem é do meio: depois de ficar em nítida desvantagem durante quase toda a luta (uma costela quebrada contribuiu muito para isso), Anderson Silva derrotou Sonnen faltando apenas um minuto para o fim do 5o. e último round. Desde então, Sonnen não para de falar mal de Anderson Silva, do Brasil, do jiu-jitsu e de tudo mais que de alguma forma atiça o psicológico do Spider. Veremos se ele vai ter essa marra toda quando adentrar o Engenhão com aquela torcida toda contra.

Vitor Belfort vs Wanderlei Silva na final do TUF Brasil

E não podemos esquecer também o fato de o UFC 147 trazer em seu card principal outra revanche, desta vez entre dois brasileiros: Vitor Belfort e Wanderlei Silva voltam a se enfrentar no octógono 14 anos depois. Em 1998, Belfort derrotou Wanderlei em apenas 44 segundos de luta, consagrando-se como um dos fenômenos do MMA com apenas 18 anos de idade. A luta será a cereja do bolo do reality show The Ultimate Fighter Brasil, que tem os dois lutadores como técnicos de duas equipes de aspirantes a astros do UFC e que também terão suas lutas finais incluídas no card principal da programação. Por ora, as lutas confirmadas são:

  • Anderson Silva x Chael Sonnen
  • Vitor Belfort x Wanderlei Silva
  • Fabrício Werdum x Mike Russow
  • Final The Ultimate Fighter Brasil: Peso-médio
  • Final The Ultimate Fighter Brasil: Peso-pena

•••