2012, além de ser ano bissexto, também é ano de Olimpíada de verão, disputada na cidade de Londres, tal como ocorreu em outras duas oportunidades (1908 e 1948). Quem assistir a disputa dos 36 esportes até pode imaginar que eles sempre fizeram parte do programa olímpico desde 1896, quando o Barão Pierre de Coubertin reuniu os esforços necessáros para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna. Muitas modalidades entraram e saíram, algumas até exóticas como cabo de guerra e o que temos hoje é muito diferente das primeiras disputas, em Atenas (1896).

Olimpíada Londres 2012: Esportes que já foram olímpicos

Esportes riscados da Olimpíada

Por questões que pouco tem a ver com o esporte (aka política), muitos esportes estiveram presentes em apenas uma edição de Olimpíada. Evidentemente, esse ato visava favorecer determinados países especialista no esporte, onde a chance de ganhar uma medalha de ouro e transformá-la em peça de propaganda política era uma possibilidade real. Conheça alguns desses esportes que já figuraram nos Jogos Olímpicos da era moderna, mas que não vingaram para estar em Londres 2012:

1. Arremesso de disco e dardo com as duas mãos: em Estocolmo 1912, o arremesso de disco e de dardo eram disputados em duas versões diferentes, com uma ou duas mãos. Os finlandeses dominaram as duas provas: Armas Taipale foi ouro no arremesso de disco e Juho Saaristo foi o vencedor no dardo. A Primeira Guerra Mundial cancelou os jogos de 1916 e assim as modalidades só fizeram parte do programa olímpico em Estocolmo 1912.

2. Corrida de barcos: em Londres 1908, o Comitê Organizador quis inovar e introduziu a motonáutica no programa olímpico. Foi a primeira e última vez que um esporte motorizado fez parte de uma Olimpíada, vetado pelo COI logo depois dos jogos (proibição que vale até hoje), tendo como resultado duas medalhas de ouro para a Inglaterra e uma para a França.

3. Rúgbi: tradicional em países anglo-saxões como Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia, o rúgbi apareceu nos Jogos Olímpicos de 1900, 1908, 1920 e 1924. Suas aparições irregulares não impediram o esporte de ser um dos mais populares dos jogos, fato que, paradoxalmente, o fez sair da Olimpíada até hoje: o sucesso trouxe a profissionalização da modalidade, o que era proibido pelo COI na época, que aceitava somente atletas amadores.

4. Críquete: esporte tido como de elite, foi forçosamente colocado nos jogos de Paris de 1900, mesmo tendo apenas 2 participantes, Grã-Bretanha e França. Como nunca foi popular e não é praticado pelo número mínimo de países exigidos pelo COI, nunca mais voltou aos Jogos Olímpicos.

5. Cabo-de-guerra: de 1900 a 1920, essa brincadeira de criança valeu medalha de ouro, quando era considerada uma modalidade do atletismo. Destaque para Londres 1908, quando as polícias de Londres e Liverpool subiram no ponto mais alto do pódio.

6. Levantamento de peso com uma só mão: se levantar peso com as 2 mãos é complicado, imagine com uma só? Foi assim nos 3 primeiros Jogos Olímpicos. O atleta britânico Launceston Elliot chegou a levantar 71 kg em Atenas (1896), levando o ouro para a Ilha da Rainha.

7. Doze Horas de Ciclismo: essa maratona de ciclismo foi disputada uma única vez, em Atenas (1896). Apenas 7 atletas largaram e o pior, apenas 2 conseguiram finalizar a prova. O baixo rendimento levou o COI a excluir a prova de jogos futuros.

8. Pólo: o esporte dos endinheirados esteve nos jogos de 1900 (Paris), 1908 (Londres), 1920 (Antuérpia), 1924 (Paris) e 1936 (Berlim). Argentina e Grã-Bretanha dividiram a hegemonia do esporte, que saiu devido aos altos custos de transporte e cuidados com os cavalos.

9. Golfe: apareceu em somente duas edições dos jogos: Paris (1900) e Saint Louis (1904). O baixo apelo popular foi fundamental para sua passagem efêmera pelos Jogos Olímpicos, apesar de a federação mundial tentar trazê-lo de volta algumas vezes. Junto com o tênis, foi uma das primeiras modalidades a admitir mulheres na competição.

10. Arremesso de pedra: em Saint Louis (1904), essa estranha prova teve lugar no programa olímpico. Incrivelmente, não foram registrados o número de atletas participantes nem sequer quem foi campeão dessa inusitada prova, que tomou status de lenda por esses fatos e pelo objeto a ser arremessado, uma pedra que deveria pesar exatos 6,4 kg.

E hoje, dentre as 36 esportes presentes em Londres 2012, tem algum que deveria sair também? Aqui vai minha lista particular com esportes que poderiam sair sem problema algum dos jogos:

  • Futebol
  • Handebol
  • Hóquei sobre a grama
  • Tênis

6 comentários

  1. CJ
    25/04/2012 às 8:02 pm [+]

    O RUGBY voltou a ser esporte Olimpico!
    Agora em Londres terão apenasjogos de demonstração, algumas seleções disputando.
    Mas no Brasil, aí começa pra valer!
    É um esporte que realmente tinha que voltar às Olimpiadas, afinal ele é muito jogado ao redor do mundo.
    A Copa do Mundo de Rugby é o 3o evento mais assistido no mundo, perdendo apenas para a Copa de Futebol e as Olimpiadas. A final do Rugby é o 3o jogo mais assistido no mundo, perdendo apenas para a final da Copa de Futebol e para o Superbow.
    Uma coisa boa é que o RIO sozinho não consegue ter todos os jogos de Futebol e Rugby no Maracanã e por isso vai colocar jogos de Rugby em BH e SP!!!!
    Muito louco!
    Este esporte é demais!
    Não é a toa que em muitos países ele é preferido em relação ao Futebol!

  2. Galliard
    25/04/2012 às 11:28 pm [+]

    O tiro à distância com pistola, que rendeu ao Brasil a sua primeira medalha de ouro olímpica, também é um bom exemplo.

  3. lucas souza
    02/08/2012 às 10:50 pm [+]

    quem foi canpeao da olinpiada de londres do salto sobre a mesa

  4. emily
    19/08/2012 às 11:53 pm [+]

    mentira..brasil e o meu pais

  5. Beatryz
    21/08/2012 às 11:21 am [+]

    O Brasil vai ser bem divulgado nas Olímpiadas de 2016 NA CIDADE MARAVILHOSA……….

  6. stefany
    21/08/2012 às 12:20 pm [+]

    eu nao procuro nada q eu preciso nesses saites