O Pão de Açúcar na marca do Pan Rio 2007

jul 16, 2007 | Design, Esporte | 1 Comentário

Na marca do Pan Rio 2007, muito bem construída por sinal – com identidade visual de dar inveja – tem um elemento que nem todo mundo percebeu: O Pão de Açúcar. A quem achava que eram apenas pássaros, vale conferir a bela defesa da mais bela ainda marca do Pan Rio 2007. Nada muito novo, um pouquinho de Gestalt, dizem até que cópia de um desenho da década de 80, mas extremamente eficiente.

Marca Pan Rio 2007

A logomarca dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 remete aos movimentos e ângulos de todos os esportes, ao arrojo do vôo e da superação, ? precisão da dança, ao conceito de equipe, ? concentração em torno de um objetivo, ao mergulho em busca da conquista e ? explosão da festa vitória. O pássaro, seu elemento-chave, é inspirado nos recortes da paisagem do Rio e tem no seu contorno o Pão de Açúcar, um dos cartões-postais da cidade. A repetição desse elemento, em movimento, com várias cores, dimensões e posições, representa a igualdade na reunião das várias culturas das Américas, irmanadas e integradas.

O símbolo é orgânico, vivo e jovem. Toma emprestado do carioca sua simpatia e espontaneidade ao fazer também uma referência ao papel picado presente nas celebrações informais da cidade. Ao mesmo tempo, a logomarca é repleta de brasilidade, já que seus recortes imprecisos remetem ao artesanato brasileiro, ? pintura naïf, aos bordados e ? s manifestações populares. Pelo viés internacional, a logomarca traz ? memória ícones da cultura mundial, como os mosaicos da Catalunha, os vitrais, as colagens matissianas, os desenhos rupestres e as aves que migram pelas Américas – como os Jogos Pan-americanos.

O logotipo tem o ritmo e a alternância entre o preto e o branco que caracterizam os calçadões da orla carioca. É urbano e traz ainda a modernidade da linguagem digital dos cronômetros e placares. Os algarismos “2”, “0” e “0” na vertical fazem alusão ? marcação de raias e pistas, servindo também de recurso para dar peso ? palavra “Rio” e destacar o “7”, que lembra a metade de um troféu.

O resultado dessa combinação tem grande impacto, pois conjuga um símbolo de forte carga emocional com um logotipo racional/tecnológico, no mesmo equilíbrio dinâmico em que essas duas vertentes coexistem no esporte atualmente.

Marca ParaPan Rio 2007

A marca dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007

Com toda a carga conceitual da marca XV Jogos Parapan-americanos Rio 2007, a logomarca dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007 representa a cidade-sede – o ponto de partida do símbolo é o Pão de Açúcar – e faz alusão aos conceitos do esporte e do espírito olímpico. Ao mesmo tempo, transmite aos Jogos a personalidade festiva e diversificada da nossa cultura, resultando em uma marca expressiva, que trabalha brasilidade, alegria e esportividade. Nesta marca estão presentes também o espírito de equipe e a união em torno do mesmo objetivo: a festa da vitória.

1 Comentário

  1. Jennyfer Bithencord

    os desenhos foram otimos!
    gostei… e o pássaro mesmo demais kkk
    espero que os desenhos desse ano seja bonito também

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *