Em meados da década de 90 do século passado, a Fórmula Indy chegou a rivalizar com a Fórmula 1 na preferência do público, tanto na televisão como em importância no cenário do automobilismo internacional. O campeonato, originalmente disputado nos ovais dos Estados Unidos, crecia a tal ponto que já se dispunha de etapas na Austrália, Canadá e Europa, com corridas empolgantes e nomes de peso no grid, como Emerson Fittipaldi, Michael Andretti e Nigel Mansel. Essa popularidade cresceu mais ainda depois dos traumáticos eventos de Imola 94, quando a Fórmula 1 caiu em descrédito com aquela série de acidentes graves, culminando com a morte de Ayrton Senna em 1º de março de 1994. Quando tudo parecia conspirar para a Indy se tornar a principal categoria de monopostos do mundo, ocorreu a separação da categoria em 2 séries rivais em 1996, numa manobra orquestrada por Bernie Ecclestone (chefão da Fórmula 1) para enfraquecr a série rival, isso com a ajuda de gente de dentro da própria Indy. Isso rende assunto para outro post, mas o fato é que entre idas e vindas, as duas categorias voltaram a ser uma  só em 2008 e em 2012 muitas novidades chegam à ela, incluindo um carro totalmente novo e a presença de Rubens Barrichello no grid.

Fórmula Indy 2012: Barrichello, carro novo e calendário

O carro novo: Dallara DW-12

O carro novo da Indy, projetado pela Dallara e conhecido pelo código DW-12 (em homenagem ao piloto britânico Dan Wheldon) é radicalmente diferente dos carros usados pelas equipes até então. Além da modernidado do projeto em termos de construção, segurança e dirigibilidade, a característica que mais salta aos olhos é a cobertura das rodas traseiras. Essa parte carenada foi pensada para evitar que num ocasional toque de rodas entres os carros, um deles seja catapultado e termine provocando um grave acidente. Outra interessante novidade é a estréia de novos motores no campeonato. Agora a Honda terá a concorrência de Lotus e Chevrolet para saber quem tem o V6 mais competitivo da temporada.

Rubens Barrichello: chance de um brasileiro campeão?

E por causa do fator novidade do carro, é com grande expectativa que o mundo do automobilismo espera o desempenho de Rubens Barrichello na Fórmula Indy. Contratado pela equipe KV Racing, o recordista de GPs da Fórmula 1 será a maior novidade do ano em termos de piloto. Um novato aos 39 anos, Barrichello foi bem nos treinos pré-temporada e mostrou grande capacidade de adaptação e acerto ao carro da Indy, candidatando-se desde já aos pódios das 16 etapas do campeonato. Quem sabe vem um título aí?

Calendário Fórmula Indy 2012

O calendário continua essencialmente focado em corridas nos Estados Unidos, mas as corridas no Canadá, Japão e até no Brasil (nas ruas de São Paulo) são um sinal do desejo da Indy em expandir-se e recuperar o prestígio que outrora teve nos anos 90. À lista das 16 corridas de 2012:

  • 25/03 – Grande Prêmio de St. Petersburg (circuito de rua)
  • 01/04 – Grande Prêmio do Alabama (circuito misto)
  • 15/04 – Grande Prêmio de Long Beach (circuito de rua)
  • 29/04 – Grande Prêmio de São Paulo (circuito de rua)
  • 27/05 – 500 Milhas de Indianapolis (circuito oval)
  • 03/06 – Grande Prêmio de Detroit (circuito de rua)
  • 09/06 – Grande Prêmio do Texas (circuito oval)
  • 16/06 – Grande Prêmio de Milwaukee (circuito oval)
  • 23/06 – Grande Prêmio de Iowa (circuito oval)
  • 08/07 – Grande Prêmio de Toronto (circuito de rua)
  • 22/07 – Grande Prêmio de Edmonton (circuito de rua)
  • 05/08 – Grande Prêmio de Mid-Ohio (circuito misto)
  • 18/08 – Grande Prêmio de Qingdao (circuito de rua)
  • 26/08 – Grande Prêmio de Sonoma (circuito misto)
  • 02/09 – Grande Prêmio de Baltimore (circuito de rua)
  • 15/09 – Grande Prêmio de Fontana (circuito oval)

•••