A temporada da Fórmula 1 em 2012 promete ser épica, pelo menos no que depender dos pilotos presentes no grid de abertura da temporada, que terá como palco o Grande Prêmio da Austrália, no circuito montado no Albert Park, em Melbourne. Simplesmente teremos a presença de 6 campeões mundiais na pista, que juntos somam nada menos que 14 títulos conquistados na história da Fórmula 1, sendo 2012 a temporada recordista em números de campeões na pista. Michael Schumacher (7 títulos), Sebastian Vettel (2 títulos), Fernando Alonso (2 títulos), Kimi Raikkonnen, Lewis Hamilton e Jenson Button (1 título cada) duelarão com outros 18 pilotos para saber quem levará o título. Mas entre tantos nomes de peso, promessas futuras e gente que está só para completar o grid, quais expectativas podemos alimentar para 2012 entre pilotos e equipes?

Fórmula 1 2012: Expectativas para pilotos e equipes

Carros ornitorrincos

As mudanças técnicas implementadas em 2012 foram mínimas: o difusor aquecido pelos gases do escapamento, item que aumentava o downforce, foi banido pela FIA. Além disso, os carros tiveram suas dianteiras rebaixadas, para minimizar os ricos de uma colisão do bico de um carro na lateral de outro (o famoso choque em T). Este último item deixou os carros ainda mais feios, mais parecendo um ornitorrinco, com um degrau esquisito na parte dianteira. Mas como dizem que carro de corrida bonito é aquele que vence, uma hora nos acostumaremos com mais essa esquisitice.

Sem perspectiva de nenhuma revolução bombástica em nível de equipamento, vamos bancar a Mãe Dinah e fazer algumas previsões, baseando-nos apenas nos pilotos confirmados para a temporada 2012, de quem tem mais chance de fazer boa figura na Fórmula 1 em 2012.

Fórmula 1 2012: Expectativas para pilotos e equipes

Equipe: Red Bull Racing

Pilotos: Sebastian Vettel (Alemanha) e Mark Webber (Austrália)

O que esperar: o passeio dado em cima dos adversários em 2011 pelo conjunto Red Bull – Vettel tem poucas chances de se repetir. Mas ainda assim, a equipe é franca favorita, pois manteve a estrutura vencedora montada nos últimos anos e conta com um Vettel bicampeão ainda mais motivado e amadurecido e com o projetista Adrian Newey, o engenheiro por trás das soluções técnicas mirabolantes causadoras de inveja nas equipes rivais. E esperamos ter um Mark Webber mais disposto a disputar as vitórias, para deixar uma excelente impressão no seu provável último ano na equipe e, quiçá, na categoria.

Fórmula 1 2012: Expectativas para pilotos e equipes

Equipe: Ferrari

Pilotos: Fernando Alonso (espanha) e Felipe Massa (Brasil)

O que esperar: considerado por muitos o mais talentoso piloto da atualidade, Alonso só precisa de um pouco mais de acerto por parte da Ferrari para brigar pelo título. Em 2011, apesar de contar com um carro nitidamente inferior, ele lutou o quanto pode para adiar o bicampeonato de Vettel, mas a Ferrari nao tinha força para tal intento. Já Felipe Massa precisa provar, de uma vez por todas, que pode ser um rival à altura de Alonso e disputar o pódio com mais frequência, ou a porta da rua de Maranello estará aberta para ele no fim do ano.

Fórmula 1 2012: Expectativas para pilotos e equipes

Equipe: McLaren

Pilotos: Lewis Hamilton e Jenson Button (Inglaterra)

O que esperar: muitos achavam que a dupla da McLaren, de estilos bem opostos, se tornaria inimiga e tiraria as chances do time de disputar o título. Essa profecia não se confirmou e Button ainda conseguiu um belo vice-campeonato em 2011, com atuações sólidas e técnicas em diversas corridas. Para Hamilton, restou as dores de cabeça com os seguidos enroscos na corridas (principalmente com Felipe Massa) e voltar ser o piloto brilhante que encantou em sua estréia em 2007 e acabou campeão em 2008.

Fórmula 1 2012: Expectativas para pilotos e equipes

Equipe: Mercedes-Benz

Pilotos: Michael Schumacher e Nico Rosberg (Alemanha)

O que esperar: ja está mais do que na hora de a Mercedes alçar vôos mais altos na Fórmula 1. Desde o seu retorno em 2010, a equipe alemã não foi além de pódios esporádicos, todos com Nico Rosberg, que busca sua afirmação como piloto de ponta, ao passo que Schumacher diz que está apenas se divertindo, mas quem conhece o alemão heptacampeão sabe que ele está louquinho para voltar a vencer corridas, mesmo do alto dos seus 43  anos de idade.

Fórmula 1 2012: Expectativas para pilotos e equipes

Equipe: Lotus

Pilotos: Kimi Raikkonen (Finlândia) e Romain Grosjean (França)

O que esperar: o time conhecido com Renault até 2011 passa a ser a renascida Lotus, com direito à tradicional pintura preta e dourada de grande sucesso nos anos 70 e 80. O fato de tirar o campeão mundial de 2007 Kimi Raikkonen do Mundial de Rali para liderar a equipe de volta às glórias vencedoras de outrora e a manutenção do motor Renault são os indicativos da vontade da equipe de deixar o meio do grid e voltar às cabeças na Fórmula 1. Completando o time temos Romain Grosjean, que pode bater no peito e dizer que sua carreira na Fórmula 1 renasceu, após pífias corridas na temporada 2009.

Fórmula 1 2012: Expectativas para pilotos e equipes

Equipe: Force India

Pilotos: Paul di Resta (Escócia) e Nico Hulkenberg (Alemanha)

O que esperar: com grandes aspirações, apoiadas por um desempenho crescente e constante nas últimas temporadas, a equipe indiana almeja seu primeiro pódio em 2012. Pilotando os carros da equipe temos Paul di Resta, com anos de experiência como test driver da Mclaren e Nico Hulkenberg, campeão da GP2 em 2009 e disposto a mostrar que merece uma chance num carro melhor que a Williams pilotada por ele em 2010.

Fórmula 1 2012: Expectativas para pilotos e equipes

Equipe: Sauber

Pilotos: Kamui Kobayashi (Japão) e Sergio Pérez (México)

O que esperar: a equipe de Peter Sauber sempre destacou-se por revelar grandes talentos para as equipes maiores, mesmo sem grandes resultados em pista proporcionados por seus carros. Os pilotos de 2012, Kamui Kobayashi e Sergio Pérez, correm para fazer pontos pela equipe, mas almejando vôos maiores, como uma vaga numa equipe grande do naipe de Ferrari e McLaren

Fórmula 1 2012: Expectativas para pilotos e equipes

Equipe: Toro Rosso

Pilotos: Daniel Ricciardo (Austrália) e Jean-Eric Vergne (França)

O que esperar: como equipe satélite da Red Bull, não veremos a Toro Rosso Lá na frente disputando as primeiras posições, mas sim tentando marcar o máximo de pontos possíveis. A inexperiência da dupla de pilotos, ambos debutantes na Fórmula 1, pode dificultar as coisas para a Toro Rosso, que tem Williams, Sauber e Force India como principais rivais.

Fórmula 1 2012: Expectativas para pilotos e equipes

Equipe: Williams

Pilotos: Pastor Maldonado (Venezuela) e Bruno Senna (Brasil)

O que esperar: um dia considerada uma equipe grande, a Williams vive um doloroso processo de apequenamento, desde o fim da parceria com a BMW.  A falta de dinheiro para desenvolver o carro durante a temporada e a contratação de pilotos de cacife discutível para o porte da equipe só piora as coisas. Em 2012, as perspectivas não são otimistas, apesar do aporte financeiro trazido pelos 2 pilotos pagantes da temporada, Bruno Senna e Pastor Maldonado, ambos ainda considerados inexperientes para liderar a equipe de volta aos áureos tempos.

Fórmula 1 2012: Expectativas para pilotos e equipes

Equipe: Caterham

Pilotos: Vitaly Petrov (Rússia) e Heikki Kovalainen (Finlândia)

O que esperar: das equipes nascidas no edital idealizado por Max Mosley para trazer novos competidores à Fórmula 1 em 2010, a Caterham é que parece mais séria em seus objetivos. Antes chamada de Lotus, perdeu o nome depois de uma briga judicial com a Renault e adotou o nome da fabricante de carros esportivos também de propriedade do dono da equipe de Fórmula 1, o malaio Tony Fernandes. Com motor Renault e um corpo técnico focado em chegar aos pontos em 2012, depende dos irregulares Vitaly Petrov e Heikki Kovalainen a tarefa e a glória de marcar os primeiros pontos da equipe.

Fórmula 1 2012: Expectativas para pilotos e equipes

Equipe: Hispania

Pilotos Narain Karthikeyan (Índia) e Pedro da la Rosa (Espanha)

O que esperar: equipe nanica, que não fez nenhuma grade contratação para 2012 nem mudança técnica que mereça alguma linha. Vai continuar andando na rabeira do grid, servindo apenas para esticar as já passadas carreiras de sua dupla de pilotos.

Fórmula 1 2012: Expectativas para pilotos e equipes

Equipe: Marussia

Pilotos: Charles Pic (França) e Timo Glock (Alemanha)

O que esperar: Mudou nome, mudo dono mas nada vai tirar a Marussia do fundo do grid. A desorganização da equipe deve continuar em 2012, quando o time afinal assumiu o nome do fabricante de carros esportivos russo. O estreante Charles Pic e o experiente alemão Timo Glock são os escolhidos para guiar o protótipo, com poucas chances de sequer figurar no meio do pelotão.

Calendário 2012

Apesar das nossas previsões, é possível que nada disso aconteça e algumas zebras ocorram, em que pese a Fórmula 1 ser uma categoria onde quem tem o melhor equipamento tem 70% de chance de ser campeão. E não custa lembrar, claro, do calendário de corridas de 2012. Se ligue e não perca nenhuma:

  • GP da Austrália – 18/03
  • GP da Malásia – 25/03
  • GP da China – 15/04
  • GP do Bahrein – 22/04
  • GP da Espanha – 13/05
  • GP de Mônaco – 27/05
  • GP do Canadá – 10/06
  • GP da Europa – 24/06
  • GP da Inglaterra – 08/07
  • GP da Alemanha – 22/07
  • GP da Hungria – 29/07
  • GP da Bélgica – 02/09
  • GP da Itália – 09/09
  • GP de Cingapura – 23/09
  • GP do Japão – 07/10
  • GP da Coreia – 14/10
  • GP da Índia – 28/10
  • GP de Abu Dhabi – 04/11
  • GP dos EUA – 18/11
  • GP do Brasil – 25/11

•••