Apesar da importância, a posição de goleiro ainda não é devidamente reconhecida no meio do futebol. É uma máxima cruel que permeia o futebol desde os idos tempos da bola feita de couro de vaca curtido e chuteiras que mais pareciam coturnos: o goleiro pode impedir 10 gols durante uma partida, mas se falhar em apenas um lance, será criticado por toda a semana (dependendo da gravidade da falha, a chacota pode durar a vida inteira, vide o caso do goleiro do Brasil na Copa do Mundo de 1950, Barbosa). Este quadro vem mudando gradativamente, com goleiros tornando-se ídolos da torcida tão importantes e respeitados quanto um atacante. Podemos citar apenas 2 exemplos no Brasil, a título de ilustração: Rogério Ceni no São Paulo e Marcos no Palmeiras. Em reconhecimento aos grandes goleiros que estão construindo a história do futebol neste começo de século XXI, a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), ligado à FIFA, divulgou a lista com os melhores goleiros de futebol do século XXI.

FIFA lista os melhores goleiros de futebol do século XXI

Lista da FIFA sem polêmicas (ALELUIA!)

Afinal, temos uma lista que provavelmente não suscitará tantas polêmicas assim entre os torcedores. O fato do goleiro da Juventus de Turim e da seleção da Itália, Gianluigi Buffon, ocupar o topo da lista não é mero acaso: o arqueiro italiano tem uma carreira incrivelmente regular, com atuações seguras, pontuadas por defesas espetaculares. Essas qualidades o levaram a ser o titular da seleção italiana campeã da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006.

Goleiros brazucas mandando bem

E os brasileiros da lista? Bem, por uma questão ainda não muito explicada, goleiros europeus sempre foram mais badalados que os brasileiros, mas essa é uma situação que vem mudando. Desde a década de 90, a qualidade dos goleiros brasileiros vem crescendo substancialmente e de forma constante, fazendo com que eles ganhem espaço como titulares das grandes equipes do continente. Num movimento pioneiro iniciado pelo tetracampeão Taffarel, que atuou na Itália por muitas temporadas, o fato é que chegamos no ponto de ver goleiros made in Brazil defendendo a meta de grandes clubes, como Júlio César na Inter de Milão, Dida no Milan, Helton no Porto de Portugal e Gomes no Tottenham da Inglaterra.

Para não deixar muitas dúvidas, vamos colocar aqui compilações com as maiores defesas protagonizadas pelos três melhores goleiros do mundo no século XXI, segundo a IFFHS. Tem muito atacante tendo pesadelos até hoje com os milagres operados por esses boleiros, cuja posição nem era tão valorizada, mas que hoje são decisivos para vencer partidas e campeonatos.

1º lugar: Buffon (Itália) – titular absoluto da Itália na campanha vencedora da Copa do Mundo 2006, suas atuações impecáveis e seguras, aliada a uma liderança natural dentro de campo, o tornaram um dos melhores goleiros da Europa em todos os tempos.

2º lugar: Casillas (Espanha) – no gol do Real Madrid e da seleção da Espanha desde as categorias de base, Casillas teve seu momento maior de glória ao levantar a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, na condição de capitão do time da Espanha.

3º lugar: Petr Cech (República Tcheca) – tido como o melhor goleiro da Europa por parte da imprensa européia, o goleiro tcheco ganhou grande destaque ao defender o estrelado time do Chelsea, campeão inglês depois de um jejum de décadas.

Quer ver a lista completa? É só conferir aqui os 30 primeiros colocados da lista de melhores goleiros do século XXI, em especial ao posicionamento dos brasileiros. No meio de tantas feras, é interessante descobrir em qual posição estão nossos arqueiros, defendendo times europeus e sulamericanos

  • Dida
  • Júlio César
  • Rogério Ceni
  • Marcos
  • Gomes
  • Doni

4 comentários

  1. Joao
    28/03/2012 às 12:16 am [+]

    Eu concordo com a lista. Aleluia mesmo, finalmente a fifa acerta kkkk

  2. andre alves dos santos
    10/07/2012 às 3:30 pm [+]

    eu não concordo com a cbf acho que o valdes do barcelona e fabio do cruzeiro deveria estar relacionado.

  3. GABRIEL YAN FOFINHO XICLETE
    07/04/2013 às 4:00 pm [+]

    OS VIDEOS SÃO PESSÍMOS POIS NÃO TEM BRASILEIROS

    EM NENHUMA POSIÇÃO

  4. Sonal
    16/03/2014 às 5:54 am [+]

    This cartoon feels like it is a bomb which is about to exdploe everybody looks but then slowly moves away from the question so not to get hurt. The tension is so great that all the viewer can do is sit and wait in this agonised silence. Anyway, I refuse to pick A or B because we both know it’s a trick question.