Pode parecer muito distante para nós que estamos morrendo de ansiedade pela Copa do Mundo de 2014 no Brasil ou ainda curtindo cada emoção da Copa do Mundo de 2010 da FIFA na África do Sul, mas para o Qatar se garantir como sede da Copa do Mundo de 2022 não custa nada se adiantar e apresentar seus projetos de estádios mirabolantes para daqui a 12 anos.

Qatar 2022

É exatamente o que você está pensando. Ainda nem acabou a Copa do Mundo da África do Sul, Ainda estamos longe da Copa do Mundo do Brasil, ainda não sabemos nem quem sediará a Copa do Mundo de 2018 e o Qatar já está se preparando para sediar a Copa do Mundo de 2022. Isso porque a FIFA deverá anunciar o país sede da Copa de 2022 já no mês de dezembro deste ano.

Mas o Qatar não só está se preparando, como já apresentou um dossiê com mais de 2 mil páginas com toda a discriminação de acomodação, transporte, segurança e ambiente. Além disso, já tem campanha feita com direito a protótipos e projetos de estádios mirabolantes e tudo mais.

O destaque vai para o estádio que parece ter sido envelopado por um display gigantesco. Toda a parte externa do estádio tornar-se-á uma enorme tela. Mas não é apenas este estádio que impressiona. Foram apresentados cinco projetos inacreditáveis com design e arquitetura perfeitos e tecnologia de ponta.

Climatização

Com o calor escaldante que faz no país, eles não poderia fazer um projeto tão magnífico sem pensar na comodidade do público e dos jogadores. Todos os estádio deverão usar energia solar, carregada enquanto o estádio não estiver sendo utilizado, para refrescar todo o ambiente mantendo a temperatura máxima de 28ºc.

Solidariedade

Como o Qatar não tem o futebol como esporte tão popular quanto no Brasil ou em outros vários países, a tendência é que boa parte dessa estrutura e tecnologia fique ociosa depois dos jogos da Copa do Mundo. Eis que os caras também pensaram nisso.

Parte da estrutura dos estádios é modular, ou seja, pode ser removida. Assim como o sistema de climatização. Isso significa que, para evitar que tudo isso fique ocioso após a Copa, eles deverão doar todo esse material para países que necessitem da estrutura. Idéia bacana, não?

Os Estádios

No projeto, todos os estádios ficariam próximos um do outro, a menos de uma hora de distância. Isso permitiria que os torcedores assistissem a mais de uma partida por dia. Além disso, eles estariam ligados ao sistema de metrô e ônibus, o que facilitaria o transporte do público.

Dos 5 estádios apresentados no projeto, 2 seriam construídos do zero e os outros 3, adaptados para a competição. O Al-Rayyan, o Al-Gharafa e o Al-Shamal, já existem, enquanto os que seriam construídos do zero seriam o Al-Wakrah e o Al-Khor. Conheça-os.

Al-Shamal

al-shamal

O lindíssimo estádio, com arquitetura que lembra o barco pesqueiro típico do Golfo Árabe-Pérsico, o “dhow”, passaria a ter capacidade para 45 mil torcedores. Além do estádio, seria contruída a mais longa ponte de vão livre do planeta ligando o Qatar ao Bahrein e estariam disponíveis vários táxis aquáticos para transportar o público.

Al-Wakrah

al-wakrah

Um verdadeiro complexo esportivo com centro aquático, SPA, instalações e shopping. Tudo isso dando a sensação de que o estádio estaria em buraco. Espetacular.

Al-Khor

al-khor

Um dos designs mais interessantes, um dos estádios mais belos do mundo, caso venha a se concretizar. O Al-Khor tem estrutura flexível e lembra uma concha do mar.

Al-Gharafa

al-gharafa

O Al-Gharafa teria estrutura móvel com capacidade para 44 mil torcedores e uma arquitetura das mais simplórias. Várias faixas entrelaçadas na parte externa representariam as cores dos países participantes da Copa do Mundo.

Al-Rayyan

al-rayyan

Este é o Bam-Bam-Bam do Qatar. Um projeto extremamente audacioso, que teria capacidade para 45 mil expectadores, teria uma enorme tela em volta de todo o estádio, onde seriam exibidos noticiários, vinhetas e seriam transmitidos os jogos que acontecem ao vivo. Um projeto inacreditável que deixa qualquer um de queixo no chão.

Não conseguiu visualizar tamanha ousadia dos estádios? Então confira este vídeo que mostra um pouco do que pode estar vindo por aí em 2022.

Fonte: Baixaki

Vídeo da Semana

5 comentários

  1. Cesar
    19/06/2010 às 7:15 pm [+]

    Não sabemos ainda quando vai ser a Copa de 2018, mas em dezembro desse ano já vai ser anunciado o país sede de 2022? É isso mesmo? E então quando saberemos onde vai ser a de 2018?

  2. T
    21/06/2010 às 6:23 pm [+]

    /\ a Copa de 2018 vai ser em 2018

  3. Anderson
    22/06/2010 às 3:09 pm [+]

    Cara, que demais isso, estádio modular, que p**a idéia, sempre defendi a idéia de fazer uma copa do mundo nos emirados árabes, dinheiro pra viabilizar estes e outros projetos
    ( Tantos quanto forem nescessários) eles tem

  4. gabriel macedo liah
    30/06/2010 às 11:21 pm [+]

    e ate que $$$ pra construir esses estadios eles la tem ne?
    Eles têm muuuuuuuuuuuita grana pra gastar e não tem dó de rasgar dinheiro não

  5. leonardo
    15/09/2010 às 9:56 am [+]

    # T
    junho 21st, 2010

    /\ a Copa de 2018 vai ser em 2018

    Ri muito com isso, mas a copa de 2018 ja está decidida, será na inglaterra pode ter “quase” certeza

Comente!