Vocês lembram daquele zumbido insuportável durante os jogos da Copa de 2010 provocados pelo barulho de milhões de de torcedores africanos ao tocar suas famosas Vuvuzelas? Pois bem, preparem-se! Teremos a versão brasileira desse artefato musical! Tipo, tudo bem que seja uma forma de expressão de um povo, mas acredito também que barulho de torcedor tem limite. Mas antes que eu vá para outro caminho, deixe-me falar de mais uma novidade da Copa do Mundo 2014 no Brasil!

caxirola a vuvuzela brasileira

Foi lançada hoje pelo Ministério dos Esportes aliado ao grande artista Carlinhos Brown, a vuvuzela brasileira. Em formato de chocalho, ela é um instrumento inspirado no caxixi, de origem indígena. E adivinha o nome carinhoso que ela recebeu? CAXIROLA! Que diabos significa isso? Deve ter algum valor indígena – tomara! – Segundo o cantor Carlinhos Brown, ela deve representar o som original do povo brasileiro.

Bom, espero realmente que o brasileiro aprove a caxirola e use muito para compensar as 190 milhões de unidades que serão fabricadas até o campeonato mundial de futebol. Para quem não sabe, para fazer barulho, o instrumento precisa ser sacudido ou friccionado a outro. E aí? Gostaram? Para saber mais, assistam ao vídeo explicativo com o próprio Carlinhos:

Saiba mais sobre as novidades da Copa

1 comentário

  1. Ramon Roberto
    29/09/2012 às 3:29 pm [+]

    Pelo que eu sei isso ai é apenas um caxixi
    instrumento usado na capoeira,
    falta de criatividade.