As cidades sedes da Copa do Mundo Fifa 2014 divulgaram hoje os cartazes oficiais com base principalmente em seus pontos turísticos. A Copa 2014 no Brasil terá 12 sedes e cada uma busca um espaço nos holofotes que a maior competição de futebol do mundo pode proporcionar. Veja abaixo cada cartaz comentado:

Belo Horizonte

Apresentado no Museu Histórico Abílio Barreto o cartaz de Belo Horizonte destaca a Igreja de São Francisco de Assis, arquitetada por Oscar Niemeyer, que fica localizada na região da Lagoa da Pampulha, principal ponto turístico da cidade, e fica também próxima ao Estádio do Mineirão. Bastante criativo, o design apresenta elementos em que suas interseções compõem o desenho de uma bola.
Cartaz Belo Horizonte

São Paulo

Retratando a diversidade e a grandiosidade da cidade de São Paulo, o lindo cartaz paulista traz inúmeros arranha-céus que trazem a idéia de uma metrópole que gira em torno do futebol.
Cartaz Sao Paulo

Salvador

Trazendo o mais conhecido ponto turístico de Salvador em destaque, o cartaz bahiano transforma o Elevador Lacerda em uma baliza que é cenário de um golaço. Um dos mais inspirados dos cartazes.
Cartaz Salvador

Rio de Janeiro

O cartaz carioca, como normalmente acontece, tem o Pão-de-Açúcar como símbolo maior da cidade. Um homem dominando a bola na nuca provoca ondas que remetem tanto a corações quanto à formação rochosa tão conhecida da orla do Rio de Janeiro.
Cartaz Rio de janeiro

Recife

Certamente, o cartaz de Recife é um dos mais interessantes de todos os que foram apresentados. Um dançarino de frevo enche o futebol de cores e alegria com a dança tão peculiar do ritmo pernambucano. As cores, como tintas em uma obra de arte, desenham a arquitetura e a vibração de uma cidade que estará fervendo em 2014.
Cartaz Recife

Porto Alegre

O mais genérico dos cartazes é o de Porto Alegre. Isso porque o único elemento a identificar a cidade é a Usina do Gasômetro. O mais minimalista.
Cartaz Porto Alegre

Fortaleza

Alegria, futebol, praia, Arena Castelão e mais 9 pontos turísticos. Ufa! Todos esses elementos compõem o cartaz de Fortaleza que, ao contrário do cartaz de Porto Alegre, tem símbolos da capital cearense até demais. Coluna da Hora da Praça do Ferreira, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Parque do Cocó, Paróquia São José (Catedral Metropolitana de Fortaleza), Forte de Nossa Senhora da Assunção, Farol do Mucuripe, Centro de Eventos do Ceará, Teatro José de Alencar e Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica) são os principais pontos.
Cartaz Fortaleza

Natal

Como o de Fortaleza, o cartaz de Natal também traz uma imagem preenchendo os gomos da bola, o Forte dos Reis Magos. Outro ponto turístico é o Morro do Careca
Cartaz Natal

Manaus

O mais romântico dos cartazes é composto de duas araras namorando onde teoricamente a coruja se esconde, como diz a máxima do futebol. Uma analogia muito simplista e de extremo bom gosto. O cartaz foi apresentado em uma cerimônia na sacada do Teatro Amazonas.
Cartaz Manaus

Curitiba

Fugindo completamente do óbvio, o cartaz de Curitiba não faz qualquer menção à Ópera de Arame. A araucária, árvore tão comum na região, foi o elemento escolhido para representar a capital paranaense.
Cartaz Curitiba

Cuiabá

Escolhido pela internet, um tuiuiú, ave típica do Pantanal, e um jogo de futebol compõem o cartaz de Cuiabá sem fazer interagirem. Para completar, o gomo preto no centro da bola é o mapa do Mato Grosso. No mínimo estranho.
Cartaz Cuiaba

Brasília

Também usando os traços de Oscar Niemeyer, dessa vez na Catedral da cidade de Brasília, o minimalismo quis tomar conta da obra. Com isso, o jogador de futebol ficou um tanto quanto esquisito.
Cartaz Braslia

•••