Torrent

Um notícia que saiu na Geek me deixou bastante feliz. A matéria mostra que os torrents têm se popularizado bastante e que, só no site Mininova.org, o maior, acredito, já foram feitos mais de 3 bilhões de Downloads.

Isso que dizer muito. Não só pela simples quantidade nem estupidamente concordando de olhos fechados com a pirataria que ocorre. Mas o fato é que a internet é o meio mais democrático de comunicação, embora poucos – cada vez mais ‘muitos’ – tenham acesso. Com a popularização dos torrents, do Youtube, de sites de MP3 como o PalcoMP3 todo mundo tem a sua chance. Um vídeo caseiro tem a chance de fazer mais sucesso que uma mega produção de hollywood. E faz. Uma banda de fundo de garagem da periferia pode gravar uma música que faça muito mais sucesso que um filhinho de papai preyboy dono de gravadora.

A notícia é muito boa sim. A questão da pirataria aqui não é tão relevante pois não contribui com tráfico ou outras formas de corrupção. A pirataria acontece aqui como democratização. E isso me agrada.

Mininova ultrapassa 3 bilhões de downloads

O portal Mininova, que oferece acesso a arquivos de download pela tecnologia BitTorrent, divulgou que através de seus serviços já foram feitos três bilhões de downloads.

Em seus três anos de existência o site ganhou extrema popularidade e hoje tem três milhões de visitantes e cerca de 10 milhões de downloads diariamente, conforme noticiou o site BetaNews.

Em contato com o site TorrentFreak, o administrador Erik afirmou que esperava atingir a marca antes, contudo não reclama, já que o tráfego atual é suficiente para manter os servidores ocupados. “Esperamos chegar à marca de 4 bilhões em quatro ou cinco meses”, acrescentou.

Mesmo que muitos dos downloads cadastrados no Mininova levem para arquivos piratas, o site, que em julho se juntou à lista da Alexa que relaciona os 100 sites mais visitados da web, conta com o apoio de anunciantes de peso como o serviço de busca Ask.com, o site eHarmony e ainda a rede de hotéis Howard Johnson.

Se você quer saber como baixar arquivos via torrent, clique aqui e veja o post.

•••