Cada dia mais aprendo o quão prazeroso é cozinhar e preparar bons pratos para receber amigos. Uma de minhas especialidades, exatamente pela minha preferência na gastronomia, são as sobremesas. Por isso, estou nesse momento experimentando fazer novas receitas e uma delas sempre me foi um sonho. Não um sonho de padaria – desculpem-me a analogia – mas um desejo extremo: Petit Gâteau.

Culinária: Receita de Petit Gâteau

A pronúncia da palavra francesa é algo como ‘Petí Gatô’. Sendo assim, confira então uma das receitas mais difundidas do universo da culinária preparadas por nada mais nada menos que o autor deste blog baseado em outras receitas e experiências.

Culinária: Receita de Petit Gâteau

Ingredientes:
1 xícara de café de manteiga e chocolate em pó para untar
200g de chocolate amargo ou meio amargo
160g de manteiga
3 ovos inteiros
3 gemas
160g de açúcar de confeiteiro
80g de farinha de trigo
1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de Preparo:
1. Primeiro, pré-aqueça o forno a 220ºC;2. Depois, você deve untar 6 forminhas com a manteiga e o chocolate em pó para untar que falamos anteriormente nos ingredientes;
3. Em seguida, derreta o chocolate picado em banho-maria sempre mexendo com movimentos lentos e circulares (sem deixar grudar) até que o chocolate se torne completamente um líquido, mas não esquente demais;
4. Ao retirar do banho-maria, misture a manteiga e reserve;5. Separadamente, misture os ovos inteiros às gemas, o açúcar e a baunilha e acrescente tudo isso já misturado ao chocolate derretido com a manteiga.
6. Aos poucos, com a ajuda de um “fouet” ou uma colher, adicione a farinha sempre mexendo;
7. Agora é simples. Basta por a massa nas forminhas untadas e assar no forno por cerca de 6 a 8 minutos e, ao retirar do forno, ainda quente, servir junto a um sorvete de creme com calda de chocolate por cima.

Dicas:
Para saber se o ponto está correto, ponho apenas uma forminha no forno antes. Ao cortá-lo, um líquido dentro deverá escorrer.

Rendimento:
7 forminhas de Petit Gâteau.

1 comentário

  1. MARIA DE LOURDES ARAUJO
    24/01/2010 às 8:35 am [+]

    amei essa receita ja fiz outras e não saiu legal mas essa ja sei vai da certinho obrigada por essa maravilha.

    beijos ameiiiiiiiiiii