Além do estresse gerado pleo pesado trânsito das grandes cidades, o motorista tem sempre outra preocupação em mente: como economizar gasolina, sem ter que abrir mão dos nossos adorados carros? Parece impossível, mas pequenas atitudes podem ajudar e muito.

Carros: Dicas Para Economizar Gasolina e Álcool

Em tempos de combustível tão caro e preocupações cada vez maiores com o efeito estufa, gastar menos gasolina, álcool ou diesel significa tanto um benefício para o bolso quanto para o meio ambiente, com a redução da emissão dos gases poluentes da atmosfera provenientes dos escapamentos dos carros (monóxido de carbono, dióxido de carbono, metano e fuligem) e por tabela um benefício à saúde das pessoas, com a menor incidência de problemas respiratórios. Confira abaixo as dicas para economizar combustível que, se levadas à risca, podem reduzir o consumo médio de um carro em até 30%!

1. Abasteça seu carro em postos de confiança. Assim, você diminui o risco de colocar gasolina ‘batizada’. A Agência Nacional de Petróleo (www.anp.gov.br) tem uma lista de estabelecimentos autorizados.

2. Troque as marchas no tempo certo, nem muito cedo para deixar o motor engasgando e consumindo mais, nem esticando as marchas até o limite de giros.

3. Acelere sempre de forma progressiva, evitando cantadas de pneus e saídas bruscas.

4. Calibre os pneus do carro semanalmente, conforme as especificações do manual do proprietário. Pneus murchos oferecem resistência maior à rolagem, solicitando mais força do motor e consequentemente aumentando o consumo.

5. Suspensão desalinhada também é outro fator de aumento de consumo. Faça o alinhamento a cada 10 mil quilômetros, ou após passar por uma via esburacada (coisa não muito de difícil de se encontrar).

6. Cuide dos filtros instalados no seu carro, combustível e ar. Um filtro de ar entupido consome até 10% mais de combustível, devido à mistura deficiente provocada pela sujeira.

7. Não esqueça de fazer as revisões no prazo devido.

8. Quanto estiver numa descida, jamais rode em ponto morto; além de perigoso, o carro consome mais assim do que com a marcha engatada.

9. Otimize o uso do ar-condicionado: com ele ligado, o consumo aumenta em até 25%.

10. Dirija com os vidros fechados: isso diminui o atrito do vento com o carro, favorecendo a aerodinâmica , o que faz gastar menos combustível.

11. Ao abastecer, nao deixe que o frentista encha o tanque além do desligamento automático da bomba. O excesso pode transbordar e ainda corroer a pintura do veículo e danificar o canister (filtro dos gases do tanque).

12. Não circule com peso extra desnecessário (ferramentas não utilizadas, jornais, peças trocadas ou estepes velhos, acessórios de praia etc), pois além de aumentar o consumo, diminui a vida útil dos componentes da suspensão.

13. Nos carros modernos, não é necessário esperar o motor aquecer. Saia logo que ligar seu carro, apenas não force o motor nos primeiros minutos.

Fonte: Terra

3 comentários

  1. Saulo
    25/08/2010 às 2:08 am [+]

    Ar-Condicionado consome 25% a mais?!

    É o que entende de mecânica de carro
    Só se for de um chevette 85
    Nos carros modernos a diferença é minima e meramente psicológica. Efeito paraquedas consome muito mais e isso sim é comprovado

  2. Paulo
    25/08/2010 às 9:39 pm [+]

    Sempre ouvi dizer para não deixar o carro em ponto-morto nas descidas pois, além de ser perigoso, aumenta o consumo. Sempre concordei com o perigo de andar na “banguela” mas tenho dúvida quanto a economia. Sei que o sistema de alimentação moderno (injeção eletrônica) corta ou reduz o combustível injetado quando o carro está engrenado e a rotação do motor entra na marcha-lenta. Se o carro esta engrenado e há o corte de combustível, em se tratando de um câmbio seletivo (não sei nos câmbios automáticos) ocorrerá o freio-motor. Como conseqüência do freio-motor haverá a redução de velocidade, tanto é que se permanecer nessa situação o veículo poderá parar. Minha dúvida é a seguinte: como pode um veículo gastar menos estando perdendo velocidade por estar engrenado, sabendo-se que para retornar à velocidade anterior terei que acelerar? Poderia explicar? Gostaria, ainda, de acrescentar que sejam trocadas as velas como manda o manual do proprietário. Obrigado.

  3. eduardo
    08/09/2010 às 7:00 pm [+]

    muito bom! me ajudou muito nos trabalhos de escola.