Como toda mudança é sempre criticada, com a Reforma Ortográfica não foi diferente. O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi aprovado em 1990 e assinado em 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele entra em vigor HOJE! Mas não se aperreie. Muita hora nessa calma.

Nova Gramática da Língua Portuguesa: Reveja seu Português

Ainda há quatro anos – até dezembro de 2012 – pra que o acordo seja completamente aplicado. Até então, as duas grafias serão aceitas. Então, você tem tempo o suficiente para aprender tudo.

Agora, um teste: Você já leu um jornal hoje para saber se os jornalistas já se atualizaram? Para saber se os jornalistas já estão de acordo com a nova grafia, observe se ainda há algum trema; se as letras k,y e w estão no alfabeto; se as letras mudas desapareceram; se os acentos em ditongos ‘ei’ e ‘oi’ paroxítonos desapareceram,…

Enfim. A Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa entra em vigor além do Brasil, em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau, que também assinaram o acordo. A idéia é uniformizar a língua que, embora dê trabalho que todos se adptem, facilita o intercâmbio cultural, social, comercial etc.

16 comentários

  1. melissa
    09/01/2009 às 10:48 am [+]

    O Lula é um #$&*@$!#!!! Unificar a escrita dos países de lingua portuguesa?? Como se o que eles escrevem, é tão diferente assim, que não possamos compreender. Só vai dar trabalho as pessoas. Alguém tinha que ir na TV e falar isso!

  2. Fátima
    14/01/2009 às 7:04 pm [+]

    eu achei muito bom a unificação das línguas, foi muito iteligênte da parte dele, parabén para o nosso presidente.

  3. antonia umbelina
    18/01/2009 às 7:44 pm [+]

    A preguiça e o egoísmo de algumas pessoas é impressionante! A história nos traz dados sobre as mudanças que já ocorreram nas regras gramaticais de nosso país! O Lula só vem nos mostrar como se propõe alianças que beneficiem países como o nosso. Não somos os melhores, mas também não somos os piores. Precisamos sair da posição daqueles que “culpam o governo” e passar a governar melhor as nossas vidas.

  4. Janaina
    21/01/2009 às 6:09 pm [+]

    E agora para concursos teremos que assimilar o antes e o depois da reforma gramtical para não cair em pegadinhas?
    Alguém tem alguma resposta?
    Quanto a mudança acho bom desde que deixassem definido algumas regras neste tempo de adaptção e estudo.

  5. Flavia
    24/01/2009 às 2:02 pm [+]

    Como assim inserir o w e y na nossa lingua??
    Não existem palavras com essas letras no nosso alfabeto!
    Estamos desmoralizando um de nossos maiores bens! Nossa lingua, nossa identidade…
    Estamos americanizando nosso país.

  6. Fernanda
    24/01/2009 às 2:13 pm [+]

    É um grande desperdício financeiro e cultural para todos os países. No Brasil, a Independência foi declarada há muitos anos para um retorno a uma unanimidade de um bem tão valioso para uma pátria. Além de interromper o que poderia se tornar uma curiosidade entre dois países.
    Que legitimidade qualquer presidente tem para, sem uma consulta popular, modificar regras tão sagradas constituintes da identidade nacional?
    Vocês não têm nada o que fazer?

  7. luciane
    17/02/2009 às 2:47 pm [+]

    se a escrita de antes era difícil, imagine agora…
    mas, fazer o quê?!!!
    boa sorte para nós!

  8. Roberta
    18/02/2009 às 11:18 pm [+]

    eu acho que vai dar trabalho para as pessoas de nosso pais se adaptarem mais isso tudo ta ocorrendo pra melhora e concordo com a unificacao do portugues sim o problema é só que a preguica das pessoas atrasa nosso pais a culpa do Brasil num ir pra frente num é de politico ladrao nao é o povo descansado , descrente de melhorias , a culpa é sempre de quem ta do lado neh sempre assim o Deus mas tenho fé que nosso Brasil é e vai sem o melhor …
    parabens Lula kkk

  9. Aelson Ferreira dos Santos
    03/03/2009 às 10:52 pm [+]

    Todas as mudanças são bem vindas, e eu como professor terei que me adaptar o mais rápido possível antes que o meu aluno venha me questionar. Há quem diga que todos ganharão com essa reforma, então Aécio Neves vai aumentar o nosso salário? só resta saber quem leva vantagens com isso.

  10. Camila
    10/03/2009 às 9:30 am [+]

    Vixe…
    O que será de nós. Se levar em consideração o vocabulário Lulistico, podemos perceber o que poderá acontecer….

  11. Rosana
    11/03/2009 às 3:20 pm [+]

    Jaa que todo mundo aqui dá a sua opinião
    eu como aluna de uma escola púlica, estou muito satisfeita com o nosso presidente, e nesse pais o que mais se tem é gente preguiçosaa, o que custa, pesquisar mais, sabe… sair da b**** do orkut e pesquisa lá as mudanças
    eeu gostei muito da reforma, mais tudo depende de uma adptação!!
    O nosso presidente é MARA gente…

  12. ygr
    14/07/2009 às 2:29 pm [+]

    Isso foi uma coisa muito boa! Parabens Presidente.
    Melissa isso é uma coisa muito boa, pos nós que falamos a língua Portuguesa temos que escrever como os outros países que falam a nossa língua e todos devemos escrever igual!

    Bom estudo para todos. Bye

  13. nelcy
    08/12/2009 às 8:14 pm [+]

    eu farei uma prova agora no dia 13/12, vou participar de um concurso publico,e gostaria de saber se ja esta valendo a reforma ortografica,e algumas dicas, do que cai na prova de lingua portuguesa. 0 concurso é para professora de educação infantil,eu ja tenho o curso superior me ajude…muito obrigado..

  14. Cristiane
    18/02/2010 às 12:10 pm [+]

    Mudanças, sempre são bem vindas, o que falta em nós é a vontade, em nos aprimorar e aprender mas sobre a nossa lingua, em um ponto vai ser bom essa mudança vai despertar em muitos brasileiros a vontade de estudar e conhecer a nova gramatica;

  15. Edilson Almeida
    31/03/2010 às 3:25 pm [+]

    O que as pessoas não entendem é que o nosso português é diferente do português dos outros países, portanto por mais reforma que se faça jamais falaremos iguais a eles. O nosso português é o português brasileiro, assim como o português de Portugal, Moçambique e etc..

  16. CRISTIANE DINIZ
    16/11/2010 às 4:54 am [+]

    bom dia se porcível me mande algumas regra novas de português estou estudando para o concurso de santa rita e não tenho tempo de fazer um curssinho pois trabalho em dois empregos muito agradecida