O design é um dos principais argumentos de venda de um carro, isso até os leigos já sabem. Na tentativa de evitar uma pasteurização no desenho automotivo, os designers buscam criar novas tendências, reciclando idéias consagradas e repaginando-as ou partindo para conceitos inéditos, cujos resultados podem ser analisados como uma faca de dois gumes: pode ter um efeito arrebatador com o consumidor ou decretar a falência da empresa, em caso de fracasso de vendas.

Os Carros mais horríveis do Brasil

Para apimentar um pouco essa discussão, todo fim de ano a revista americana de economia Forbes lista os carros mais feios vendidos nos Estados Unidos em 2011. A eleição leva em conta puramente o design, em que pese muitos destes automóveis serem altamente desejáveis devido aos seus atributos tecnológicos, de desempenho ou ambientais. Tomando como base esse critério altamente subjetivo, temos seguinte lista elaborada pela revista:

  • Acura ZDX
  • Ford Transit Connect
  • GMC Terrain
  • Honda Crosstour
  • Lexus CT 200h Hybrid
  • Lincoln MKT
  • Mercedes Benz Classe R
  • Mini Coupe
  • Mitsubishi i-Miev
  • Nissan Murano Crosscabriolet
  • Porsche Panamera
  • Smart Pure Coupe
  • Toyota Prius V

Tirando uns 3, todos os outros são realmente feios, desproporcionais ou foram desenhados num momento de embriaguez coletiva do departamento de design de suas fábricas. Mas isso é nos Estados Unidos. Trazendo para a realidade brasileira, tem uma lista de carros vendidos por aqui clamando por uma reestilização completa para ficarem de visual um pouco mais agradável.

Chevrolet Agile

Os Carros mais horríveis do Brasil

Na tentativa de oferecer um compacto bem equipado e espaçoso, a Chevrolet parece ter esquecido de dar uma atenção especial ao design do carro. A frente medonha, parecendo ter sido enxertado de um caminhão, os faróis esbugalhados, o grande vão das caixas de rodas (deixando-o desengoçado), o formato das janelas traseiras sem qualquer  harmonia. Nada no Agile parece ter sido pensado para se ter um mínimo de beleza e funcionalidade. O pior disso tudo é que tem gente se deixando seduzir por essas linhas pouco inspiradas: o carro foi o quarto mais vendido pela Chevrolet em 2011.

Chevrolet Cobalt

Os Carros mais horríveis do Brasil

Não contente em ter algo como Agile em sua linha, a Chevrolet lançou o Cobalt no fim de 2011, um sedã compacto que repete o festival de atrocidades estilísticas da dianteira do irmão Agile. Pelo menos a traseira se salvou e se não a última palavra em estilo, pelo menos carrega um ar mais sóbrio e elegante.

Fiat Doblò

Os Carros mais horríveis do Brasil

O formato de multivan é essencialmente utilitarista: amplo espaço interno e dotação de equipamentos de conforto e segurança fazem parte da vida de quem escolhe o carro da Fiat para o trabalho ou lazer. Mas não tem jeito: apesar da reestilização ocorrida no meio do seu ciclo de vida, para gostar do design do Doblò, só com muita boa vontade ou senso estético diferenciado.

Ford Ka

Os Carros mais horríveis do Brasil

O original, criado em 1997 e primeiro carro a carregar a filosofia de design da Ford chamada à época de New Edge, era um caso de ame-o ou deixe-o, com suas arestas pontiagudas misturadas a curvas orgânicas. Nunca foi um best-seller no Brasil e para mudar esse quadro, a Ford o reestilizou em 2008 e aumentou sua capacidade de 4 para 5 passageiros. Usando peças do modelo anterior, como a porta, perdeu a personalidade marcante e ganhou elementos estranhos, comos os gigantescos faróis e bitola traseira diminuta em relação à carroceria, mas incrivelmente, ele passou a ser o segundo carro mais vendido da Ford no Brasil.

Lifan 320

Os Carros mais horríveis do Brasil

O genérico do MINI Cooper made in China tem no preço e nos equipamentos de série seu maior apelo de vendas. Porque se fosse depender do design, a cópia chinesa teria números de vendas ainda mais pífios.

Mahindra SUV

Os Carros mais horríveis do Brasil

De origem indiana mas montado no Brasil, a camionete aparenta ter estacionado nos anos 90 no quesito design. Com bom desempenho no fora de estrada, bem equipado e relativamente barato, qualquer chance de levá-lo para casa se esvai quando vemos um design tão esquisito, especialmente no formato das lanternas traseiras.

SsangYong Action Sports

Os Carros mais horríveis do Brasil

Mais um caso de bom custo-benefício embalado por um design controverso. A picape coreana assusta qualquer um com sua dianteira com faróis afilados e rebaixados, resultando numa combinação trágica com sua grade.

Nissan Tiida Sedan

Os Carros mais horríveis do Brasil

A versão hatchback do Tiida é ate tragável, apesar do seu perfil de minivan. Mas aí a Nissan precisava de um sedã de baixo custo para vender nas Américas, abaixo do Sentra, nascendo assim o Tiida Sedan. Pena que o resultado tenha ficado dos piores, com uma traseitra não conversando com nenhuma outra linha do carro.

Renault Duster

Os Carros mais horríveis do Brasil

O utilitário esportivo compacto da fabricante francesa ganhou muitos adeptos com suas linhas robustas projetadas por sua subsidiária romena Dacia, mas os formato dos faróis e da grade matam o design do carro.

Mas os donos destes carros listados não precisam ficar chateados: beleza é algo tão subjetivo que as discordâncias acerca desse post são mais que bem-vindas.

41 comentários

  1. pedro XD
    13/12/2011 às 4:22 am [+]

    eu achei eles bonitos

  2. Sergio Masa
    13/12/2011 às 11:41 pm [+]

    Cara, o Tiida Sedan não foi feito pra América Latina não, ele foi vendido nos EUA, e foi campeão de vendas lá (na categoria sedan) por causa do preço também, que lá é em torno de 10 mil dólares. O nosso Versa entrou no lugar do Tiida Sedan lá, que lá já tinha o nome de Versa.

  3. Ricardo Gadelha
    14/12/2011 às 12:44 pm [+]

    Tem razão, Sergio Masa. O Tiida Sedan foi vendido também nos Estados Unidos sob o nome de versa. Já corrigimos o texto, obrigado pela participação

  4. Michel
    15/12/2011 às 4:39 pm [+]

    Realmente há mtos carros mal feitos! mas até que gosto desses aliás atendem a nossa necessidade. Poderiam fazer tbm uma lista relacionada a carros mais antigos, tipo destaques ou uma lista tipo essa, seria bem interessante ouvir a opinião de vcs sobre os carros mais antigos.

  5. William Fernandes
    15/12/2011 às 6:52 pm [+]

    Ta faltando o Chevrolet Classic que é uma bela porcaria !!!

  6. Ju Salimeni
    15/12/2011 às 8:34 pm [+]

    Discordo do Porsche panamera. totalmente discordado deste carro na lista ! tem muito carro feio q podia ta ai, uno por exemplo.. os cara vai la e poe PORSCHE -.-‘ ta de brincadeira ne pow, tucson fei pra carai poe ai, mais bunito que porsche ? pff’.

  7. Marcos
    15/12/2011 às 8:51 pm [+]

    Esse cara deve ter uma Brasilia ou Corcel cor de laranja pra achar feios esses carros!

  8. Krause
    15/12/2011 às 9:08 pm [+]

    Concordo com todos, menos com o Agile. Destaque para o Ka, que além de feio é uma carroça.

  9. Ricardo
    16/12/2011 às 11:14 pm [+]

    Até que o ka ficou melhor do que o antigo. Eu tiraria ele da lista e colocaria o primeiro clio. O agile padece do mal do bulldog, parece nervoso e robusto, mas é um molenga feio.

  10. Roberto
    16/12/2011 às 11:35 pm [+]

    não são feios, são futuristas. O que importa é NÃO andar a pé.

  11. xpto
    18/12/2011 às 9:51 am [+]

    Estes aí merecem estar nesta lista mesmo, principalmente os dois primeiros, são duas verdadeiras aberrações.

  12. Ginez
    18/12/2011 às 12:57 pm [+]

    Tirando o Ford Ka, concordo com todos.

    Sei lá… Ele tem algo que me lembra meu Peugeot 206 que eu tanto amo.

  13. Carlos
    19/12/2011 às 10:12 am [+]

    Na hora de comprar um carro, a gente não leva em consideração só a beleza, tem que levar em conta também outros benefícios, como manutenção (se o carro dá muito problema ou não), economia de combustível, estabilidade, entre outros…

  14. roberto
    19/12/2011 às 11:47 am [+]

    E como diz o ditado:
    a beleza esta nos olhos de quem ve!
    não achei feio estes carros.
    sao uma teteinha!
    carros feios e aqueles chineses da marca chana!

  15. carl
    19/12/2011 às 8:34 pm [+]

    O Agile tem a frente mais bonita de todos os carros nacionais… Pow, fala serio, é diferente e imponente! A traseira dele nem é tao legal, mas a frente é sim…. e é um dos carros mais vendidos nesse ano, só ver a grande quantidade que tem nas ruas

  16. gioane
    20/12/2011 às 1:56 am [+]

    Carl, o agile tem a frente bonita? O farol é maior que a roda do carro!!! desproporcional, ridiculo. a grade uma anomalia, q carro feio dos infernos. Poderiam colocar na lista o novo corsa classic tambem, com aquelas lanternas traseiras tipicas de carros dos anos 90… tosco, tosco, tosco!

  17. Maria Eduarda
    20/12/2011 às 8:31 pm [+]

    Eu não concordo que são os mais horríveis…huahuahuha…eu queria um desses na minha garagem…rs

  18. Letícia Bianchini
    20/12/2011 às 9:56 pm [+]

    Concordo com a maioria dos carros que estão aí. Faltou clio,uno,logan (eita carro feio),fiesta sedan,e o QQ (não sei se todos são brasileiros).Mas se fosse falar todos os feios,ficaria uma lista gigante.
    bjs

  19. xpto
    21/12/2011 às 8:46 pm [+]

    Ah, faltou a nova montana aí também

  20. souza
    22/12/2011 às 9:27 am [+]

    o uno esta no mercado até hoje,a maioria dos carros desta lista vai sofrer transformações ou até mesmo sair de linha em menos de cinco anos

  21. Informações
    26/12/2011 às 4:02 pm [+]

    No Brasil o design do carro conte até mais do que o desempenho. Aqui o que manda é a beleza.

  22. Marcos
    27/12/2011 às 1:20 pm [+]

    Meu Tiida sedan, abastecido com galosina, fez 15,6 km/l na estrada com 4 pessoas a bordo, porta-malas transbordando de cheio, ar ligado o tempo todo e andando a 120 km/h. Para mim, isso só já o torna o carro mais bonito do mundo!! Que outro carro faz isso, com 2,60 de entre-eixos, espaço interno de humilhar a concorrência, direção elétrica, 126 cv, 0 a 100 em 9,6 segundos, velocidade final de 195 km/h e 6 marchas? Quem é o feio agora????

  23. Wagner Lanes
    29/12/2011 às 1:53 pm [+]

    A lista americana até que tem uns modelos bem interessantes e bonitos, mas claro, em comparação às nossas carroças incrivelmente defasadas e feias. Mas isso vai do povo, se ainda temos essas porcarias no mercado é porque o consumidor aceita e paga por elas, coisa que não acontece lá fora né!

  24. PAULO
    14/01/2012 às 6:47 pm [+]

    eu acho que hoge em dia tem muito carro medonho.
    sempre gostei dos carros da chevrolet.
    porque em materia de conforto e estilo a chevrolet ta matanto a pau.porisso eu tenho um omega que deis que fou lançado eu me apaixonei na hora que eu vi.
    mais cada pessoa tem um gosto diferente do outro.

  25. Leo
    26/01/2012 às 8:12 am [+]

    Tem também esses:
    Corsa classic e novo classic (vc decide qual o pior?)
    307 sedan, Logan, clio,Uno (Record mais de 20 anos com o mesmo modelo) só não incluo o novo Focus hatch porque a frente compensa, etaaa traseira terrível.
    No Brasil, vai demorar para ter grandes lançamentos como no passado: new civic 2006, vectra 97, escort XR3 86 e outros….

  26. tHE jORDAN
    05/02/2012 às 10:08 pm [+]

    o cobalt. tem a frente de pick up s-10 e a traseira do primeiro siena. um horror. muito tosco e espartano.

  27. Danilo
    12/03/2012 às 10:37 am [+]

    Assim. O único que eu salvo é o SSangyong. È uma bela pick-up so tem o desing um pouco futuristico :D

  28. Motor 10
    09/04/2012 às 4:36 pm [+]

    Esqueceram do novo Corsa Classic ( sedan ), esse é o top da feiúra. também a frente desproporcional do Peugeot 207 com o farol de olho de sapo saltado e uma barriga no capô junto a grade dianteira.

  29. Motor 10
    09/04/2012 às 4:53 pm [+]

    Minha lista dos mais feios:

    1- Classic ( novo )parece o Corcel piorado.

    2- Peugeot 207 ( frente horrível, farol e capô com
    barriga )o Sedan então, não salva nada.

    3- Logan e Cobalt ( parecem um tanque de guerra com a carroceria alta )

    4- Agile ( frente de camionete )

    5- Nissan Tiida Sedan

    6-Renault Symbol

  30. khaw
    06/06/2012 às 6:28 pm [+]

    kd o cherry QQ? o carro mais feio do planeta.

  31. jose eduardo
    25/06/2012 às 6:50 pm [+]

    Antes do TIIDA SEDAN deveriam estar: Tiida Hatch, Murano, Prisma,Fiesta hatch e sedan,Simbol,Clio,Peugeot passion, C4 Pallas, Corsa hatch e sedan,Ecosport,Jeep Liberty,Bravo,toda a linha Mitsubishi,Palio Weekend e com certeza mais alguns.Não deveriam estar na lista o Ágile, o Cobalt e o Duster.

  32. jose luiz
    08/07/2012 às 10:02 pm [+]

    Eu acho que o mas feio éo agile

  33. Laury Bueno
    13/07/2012 às 9:21 am [+]

    Faltaram os carros da Renault. Todos eles.

  34. maRCELO
    25/07/2012 às 12:05 am [+]

    Faltou o CLASSIC para fechar com cheve de ouro.
    A traseira dele ficou inacreditavelmente ridicula e o motor 1.0 da ate pena na ladeira com cinco passageiros e malas

  35. Melkes Figueredo
    25/10/2012 às 10:46 am [+]

    JOSE EDUARDO, já vi que vc não entendi nada de carro colocar Ecosport, Bravo, a C4 Pallas e linha Mitsubishi, é realmente vc é uma negação pra carros.
    Pessoal o Cobalt não é tão feio ele escapa feio mesmo é o Nissan Versa puts grila esse é horrível.

  36. luiz
    24/11/2012 às 9:38 pm [+]

    Concordo com todos principalmente o agile que é o mas feio de todos

  37. André
    12/01/2013 às 4:39 pm [+]

    Não concordo com a lista pois o Agile deveria ocupar as três primeiras posições!!! heiaheaehaieha

  38. Roberto
    29/01/2013 às 2:40 am [+]

    Faltou o Fiesta, o Siena e o Gol G5 nisso aí… Esses três são medonhos!!!!

  39. Antoni
    03/04/2013 às 8:17 pm [+]

    Concordei com todos. principalmente o cobalt. o carro feio. acho os volks lindos. o new fiesta e um sonho. o novo hb20 tmbm.

  40. mateus
    06/04/2013 às 10:57 pm [+]

    não concordo com o ford ká estar nessa lista,ta bem melhor que as gerações anteriores.
    o agile não é um carro dos quintos dos infernos,pode nao agradar a todos,mas eu tenho um agile LT e viajando com o porta-malas cheio e 5 pessoas(sem apertos)chegou a fazer médias de 16km/l.

  41. david
    16/07/2013 às 7:13 pm [+]

    Eu acho que o Agile tem um designe bem mais interessante que o Fox que já está meio obsoleto, mesmo com o novo facelift. A Spin é horríbel e o Cobalt é feio também mas acho o Agile bonito sim.

Comente!