Em tempos de reformulação da Gramática da Língua Portuguesa, por que não chamar atenção para um erro tão simples na capa de um mega portal brasileiro? Seria uma injustiça com a Globo.com ou mesmo contra o jornal Diário do Nordeste – componente da Globo.com – não trazer esse caso à tona.

Curiosidades: Erro de Português no UOL

O pior é que o erro de português estava bem na capa do portal. A questão é bem simples: Não se usa crase para palavras no masculino. A crase é utilizada apenas no caso de regência (a) + artigo feminino (a). Dessa forma, ficam dois ‘a’s, o que se converte em um ‘a’ com crase. Só há uma possibilidade de eles terem escrito corretamente: eles quiseram dizer que Dunga é feminino? Bem, aquelas roupas… 😛 Mas o erro foi corrigido em seguida.

Curiosidades: Erro de Português no UOL

Jornalistas, cuidem-se! A exposição é muito grande para algum erro. Por menor que seja, alguém perceberá. Se houver algum erro publicado por mim no PutsGrilo!com, por favor, eu adoraria ser avisado. Ele será corrigido imediatamente. Quanto aos comentários… é por isso que sempre aparece por aqui umas dicas de português. 😛 hehehe…

4 comentários

  1. Pablo
    16/10/2008 às 9:41 am [+]

    Eu queria saber se está certo escrever “de segunda ` domingo” pois do lado de fora de todas as estações do Metrô Rio esta escrito assim com a crase, mas do lado de dentro das estações está escrito a mesma frase só que sem a crase, qual é o certo?

  2. Weverton
    07/01/2009 às 2:06 pm [+]

    Não é somente esse o erro que já vi no UOL, esses dias me deparei com um erro grotesco num texto deles, onde colocaram a palavra “indentificação” no lugar de identificação.

  3. Eli
    16/04/2009 às 11:23 am [+]

    Eu preciso saber qual é a forma correta:

    pré-fabricado ou prefabricado

    Muito obrigada

  4. Renato
    11/04/2012 às 1:03 am [+]

    Esses dias vi no Ultima Instancia(UOL!!) um novo tipo de osso do corpo humano: a CRAVICULA!! Na segunda serie uma professora minha nos ensinou a palavra DERREPENTE!! Na epoca, ateh eu sabia que tava errado!! Tive um curto relacionamento com uma professora primaria pos-graduada(psicopedagogia) que me disse que muitas vezes temos IMPECILIOS na nossa vida a superar!! E numa propaganda no Facebook sobre o show da banda Apocalyptica, descobri um novo tipo de instrumento musical: os VIOLÕES CELOS!! Todo mundo fala errado, mas todo mundo se entende, como diz José Simão!!