O processo de batismo de um carro, como o de qualquer outro produto, requer um extenso trabalho do marketing para que o nome escolhido agrade ao público. Mas, diferentemente de uma televisão ou de um celular, os carros envolvem um componente emocional muito grande e fatores culturais e geográficos têm um peso muito maior no batismo de um carro. Algumas marcas tem preferência em colocar combinações de letras e números em seus carros (Peugeot, Audi, BMW e Lexus, por exemplo), enquanto outra se socorrem até de programas de computador específicos para criar nomes originais e aleatórios. Mas uma das táticas que mais chama a atenção de quem é inteirado dos meandros marketeiros das fábricas de automóveis é colocar nomes de animais em muitos de seus mais famosos modelos.

Carros com nomes de animais

Cobras, cavalos e outros bichos

Para transmitir uma imagem de liberdade, agressividade ou simplesmente impactar seus consumidores, as montadoras escolhem animais que idealizem esses preceitos, pegando emprestado seus nomes para batizar modelos icônicos. Embora muita gente nem saiba dessa ligação, nomes como Mustang, Corsa, Thunderbird e muitos outros fazem referência a animais (inclusive mitológicos), garantindo um nome marcante que pode perdurar por gerações.

Modelos históricos ou fracassos de venda, incorporar um nome do reino animal não é 100% garantia d sucesso, mas é bem mais marcante do que ficar conhecido como uma sopa de letrinhas que só os mais entendidos conhecem a fundo. Vamos conhecer alguns deles:

Carros com nomes de animais

Volkswagen Fox: o hatch pequeno projetado no Brasil leva o nome da raposa, escrito em inglês. O motor 1.0 não dava a agilidade denotada por seu nome, mas pelo menos causava bom impressão graças ao grande espaço interno e modularidade do interior.

Carros com nomes de animais

Ford Mustang: o clássico esportivo americano recebeu o nome dado aos cavalos selvagens da América do Norte. Para um esportivo puro-sangue em produção desde 1964, tradução perfeita de liberdade ao volante, o nome cai como uma luva.

Carros com nomes de animais

Chevrolet Corsa: o hatch de grande sucesso projetado na Europa e muito bem recebido no Brasil leva o nome da fêma do veado, mas num jogo de palavras muito bem bolado, ‘Corsa’ tambén é a tradução para o italiano de ‘corrida’.

Carros com nomes de animais

Jaguar: nem é nome de carro, mas sim da montadora. Antes conhecida como Swallow Sidecar Company até a Segunda Guerra Mundial, mudou de nome para evitar associação com a SS alemã, a tropa de choque do partido nazista de Adolf Hitler. Adotou o nome do felino e hoje o capô e grade dos Jaguares é enfeitado com o bicho.

Carros com nomes de animais

Ford Corcel: repetindo a estratégia adotada com o Mustang, a Ford batizou seu primeiro carro pequeno fabricado no Brasil de Corcel, nome dado a cavalos velozes e fortes. Com um projeto oriundo do Renault 12 francês, o veloz e forte ficou só no nome, mas mesmo assim, o Corcel foi um carro marcante na indústria automotiva brasileira.

Carros com nomes de animais

Puma: a pequena fabricante de esportivos brasileira iniciou seus trabalhos em 1964, montando belas carrocerias de fibra de vidro sobre a mecânica otimizada do Fusca e mais tarde, usando também a plataforma do Opala. Até hoje mantém fiéis admiradores organizados em clubes e tornou-se um dos maiores clássicos brasileiros.

Carros com nomes de animais

Dodge Viper: para traduzir todo a ferocidade do motor V10 de 8 litros, nada como batizar o superesportivo americano de víbora, não é mesmo? O carro ficou tão famoso que ganhou até uma série de TV própria.

Carros com nomes de animais

Shelby Cobra: outro carro com nome de réptil. O icônico esportivo criado pelo preparador americano Carroll Shelby tornou-se uma lenda das pistas com seu V8 gigante de origem Ford e seu comportamento arisco, tal qual o animal que o designa.

Carros com nomes de animais

Fiat Panda: o compacto da fabricante italiana leva o nome do fofinho e raro urso preto e branco da China. Talvez a Fiat quis pega rum pouco da simpatia própria do panda e associar a um de seus menores e mais versáteis modelos à venda na Europa.

Pantera, Barracuda, etc: Criatividade animal

Existem outros carros cujos nomes podem ser relacionados a animais de uma forma ou de outra. Como alguns são menos conhecidos por essas bandas ou essa relação não é tão direta, resolvi listá-los à parte logo abaixo, resumidamente:

  • De Tomaso Pantera: esportivo italiano com mecânica americana, um dos mais belos carros já produzidos.
  • Lamborghini: todo Lamborghini (à exceção do LM 002) recebe o nome de touros reconhecidos pela bravura nas arenas de tourada, esporte favorito de seu fundador, Ferrucio Lamborghini.
  • Ssang Yong: a montadora coreana tem em seu logotipo a representação de dois dragões da mitologia coreana, representando realeza, poder e força.
  • Plymouth Barracuda: legítimo representante das barcas americanas da década de 60, o ‘Cuda’ leva o nome de um feroz peixe de água doce de grande boca e dentes afiados.

3 comentários

  1. Alan
    18/01/2012 às 12:11 am [+]

    poderia esta ai também na lista o Chevy Impala ’67. um dos carros mais lindos dos classicos

  2. Paulo
    18/01/2012 às 5:29 pm [+]

    No texto da Jaguar, a foto que ilustra é de um modelo da Daimler. A Daimler nada mais é do que a divisão de luxo da Jaguar (isso mesmo, um Jaguar ainda mais luxuoso!). Os seus modelos eram exatamente os mesmos da casa-mãe, “apenas” mais luxuosos. Enquanto o Daimler Six era cópia do Jaguar XJ6, o Double Six era gêmeo do XJ12. Desculpem a chatice, mas apenas para que as pessoas conheçam um pouco mais da indústria automobilística britânica.

  3. Mario
    18/01/2012 às 5:38 pm [+]

    Mercury Cougar, beetle, Panther Kallista e tem mais ainda

Comente!