Como as coisas mudam. Em tempos não tão remotos assim, o sonho de toda criança era que Papai Noel trouxesse, no Natal, uma bola, uma bicicleta, uma boneca de pano ou um trenzinho de madeira. Era uma época mais inocente, onde a magia do brinquedo e a emoção de ganhá-lo de presente valiam mais do que o brinquedo em si. De uns tempos para cá, entretanto, tudo que as crianças desejam no Natal são os mais caros, barulhentos e sofisticados brinquedos disponíveis do mercado. De preferência, que seja o último lançamento.

Brinquedos antigos do Natal passado

Brinquedos marcantes

Dessa forma, muitos brinquedos com os quais a galera nascida nos anos 60, 70 e 80 do século XX cresceu e brincou durante dias inteiros em sua infância simplesmente deixaram de existir ou estão em vias de se tornarem objetos de museu. São brinquedos simples, artesanais e que muitas vezes eram construídos por nós próprios, deixando um rastro de felicidade e memórias inesquecíveis. Mas como o tempo é inexorável para tudo, a época desses brinquedos passou, e hoje tudo que as novas gerações querem é um iPad 2 (nem brinquedo é!), bonecas Barbie da última coleção, video games e outros brinquedos cheios de frufrus. O fato é: tendo eletrônica embarcada, a chance de um brinquedo ter sucesso com a molecada dita antenada aumenta 1.000%.

Natal com brinquedos pé-no-chão

Antes que eles caiam no esquecimento por completo, trazemos uma pequena lista de brinquedos antigos, sucessos do Natal de épocas passadas, mas que agora tornaram-se tão raros ao ponto de que, daqui a alguns anos, só os encontrarenos em museus. Nada contra a evolução da tecnologia dos brinquedos (não sou, de forma alguma, misoneísta); a intenção aqui é lembrar brinquedos de sucesso de outros tempos e como eles se tornaram uma vaga lembrança para as atuais gerações e perderam espaço para brinquedos mais modernos.

Evidentemente, não entraram nesta relação brinquedos oitentistas, tais como:

  • Pogobol
  • Vai-e-Vem
  • Pense Bem
  • Pula-Pirata
  • Ferrorama e outros tantos.

Apesar de serem considerados clássicos, todos eles carregam um espírito de modernidade fora da proposta deste post, que é a de trazer brinquedos mais tradicionais.

Brinquedos antigos do Natal passado

Bolinhas de gude

Brinquedos antigos do Natal passado

Pipa, papagaio, raia ou arraia

Brinquedos antigos do Natal passado

Pião

Brinquedos antigos do Natal passado

Peteca

Brinquedos antigos do Natal passado

Corda de pular

Brinquedos antigos do Natal passado

Bonecas de pano

Brinquedos antigos do Natal passado

Trenzinho de madeira

Brinquedos antigos do Natal passado

Carrinho de rolimã

1 comentário

  1. Ruth Pedreus Papalardo
    26/12/2011 às 8:12 pm [+]

    Quando era pequena eu recebia do papai noel bonacas feitas de papelão, eu me lembro que eram muito bonitas, so não podiam ser molhadas, pois ficavam deformadas,gostaria que vocês se possivel mostrar algumas dessas bonecas .