As reinterpretações livres de personagens reais em peças de ficção e entretenimento (filmes, músicas, peças de teatro ou livros) ainda são raras, em comparação ao tanto de personagens fictícios nascidos a cada ano. É um exercício hercúleo fazer com que determinada personalidade da vida real assuma outras características (por vezes, sem nada a ver com sua real condição) sem transformá-lo num personagem totalmente caricato e sem nenhuma conexão com o mundo real. Essa proposta, misto de loucura e ousadia, é o mote principal do filme Abraham Lincoln: Vampire Hunter.

Filme Abraham Lincoln Vampire Hunter: Trailer alucinante

Vampiros e política no cinema

Não, o filme ainda não tem título em português, embora eu tenha 99% de certeza que será ‘Abraham Lincoln: O Caçador de Vampiros’. A obra, dirigida por Timur Bekmambetov (o mesmo de O Procurado) e produzida por Tim Burton, é baseada num livro lançado em 2010, de autoria de Seth Grahame-Smith. Nessa realidade alternativa, o ainda garoto Lincoln presencia a morte da mãe por um vampiro quando era apenas uma criança de 9 anos de idade. Desde então, ele jurou não descansar até destruir as maléficas criaturas. A luta de Lincoln contra os vampiros o leva a presidência dos Estados Unidos (o 16º deles), mas sempre atuando de forma secreta, levando uma vida dupla entre a caça aos vampiros e a política.

O trailer divulgado mostra um Lincoln impiedoso com as criaturas das trevas, sendo sua arma principal uma machadinha capaz de camuflar uma espingarda. O mais legal de acompanhar no filme, pelo que foi mostrado, é ver como os fatos reais e a parte fictícia da obra serão integradas: é possível ver no trailer a Guerra da Secessão dos Estados Unidos, fato mais marcante do mandato de Lincoln, no qual ele derrotou os Estados Confederados da América e impediu o desmembramento dos Estados Unidos.

Abraham Lincoln insano como nunca imaginado

Aposto que muita gente vai torcer o nariz para o filme, tachando-o de desrespeitoso, inverossímil, caça-níqueis, etc. Calma, pessoal. Tem que se ter em mente que é uma obra de ficção, daquelas bem fantasiosas e que não podem (nem devem) ser levadas a sério. E já que os vampiros estão na moda (só perdem para os zumbis, mas isso é assunto para outro post), nada melhor que juntar o espírito patriótico dos americanos, representado por uma de suas mais importantes figuras, com uma caçada de vampiros ambientada durante o estabelecimento dos Estados Unidos enquanto nação.

Em 22 de junho de 2012 vamos saber o quanto esse filme realmente entrega em termos de diversão, uma espécie de Van Helsing com O Patriota, quando finalmente ele chegar aos cinemas dos Estados Unidos. Nenhum nome mais conhecido compõem o elenco, mas quem sabe não surja daí uma surpresa, a partir de rostos não tão famosos, como você pode denotar da lista dos atores principais:

  • Benjamin Walker
  • Dominic Cooper
  • Anthony Mackie
  • Robin McLeavy
  • Rufus Sewell
  • Mary Elizabeth Winstead
  • Jimmi Simpson

E para quem ficou morrendo de curiosidade depois ler esse post trazemos, claro, o trailer do filme. É algo muito empolgante, daqueles de botar o filme na lista de assistíveis sem hesitação. Tudo bem que muitos trailers nos enganam, mas no caso de Abraham Lincoln: Vampire Hunter, não deixa de ser uma excelente prévia do que poderá ser visto no cinema. Enjoy!

•••