Area Q: Filme de ficção científica. E feito no Brasil!

abr 11, 2012 | Cinema, Pop | 0 Comentários

Engana-se quem pensa que o cinema brasileiro é feito apenas de filmes de miséria ou de exploração da violência, tão comum no Brasil, infelizmente. Ainda que a maioria dos críticos apoiem essa linha de produção de roteiros, é certo que a cultura brasileira tem muito mais a oferecer à sétima arte. A comédia é uma vertente muito forte no cinema brasileiro, mesmo que sejam adaptações de programas ou séries exibidas na TV, especialmente na Rede Globo. Mas quando passamos a falar de filmes de ficção científica, a produção brasileira de filmes com essa temática é irrelevante, com poucas produções e realizadas, na maioria das vezes, por cineastas independentes. Mas afinal existe uma luz no fim deste túnel e um filme de ficção científica rodado no Brasil promete atrair os holofotes. Trata-se de Area Q.

Area Q: Filme de ficção científica. E feito no Brasil!

Aliens invadem o sertão do Ceará

Vamos analisar por partes a produção ianque-brasileira. A ambientação não poderia ser melhor: a cidade de Quixadá, no Ceará, onde foi realizada grande parte das filmagens, é cercada por monolitos, gigantescas formações rochosas (alguns com centenas de metros de altura), que dão um ar de planeta alienígena àquela região. Mais do que isso: relatos de contatos imediatos do 3º grau com ETs, abduções e avistamentos de OVNIs são comuns naquela cidade, a grande maioria sem uma explicação plausível e alvo de inúmeras matérias na imprensa brasileira e internacional.

Ator de Grey’s Anatomy é o protagonista

O elenco principal tem Isaiah Washington (participou da série Grey’s Anatomy), Murilo Rosa (por quem a mulherada arranca os cabelos quando ele aparece numa novela da Globo), Tânia Khalil (linda, um espetáculo, como sempre), Karla Karenina (atriz cearense que começou fazendo personagens humorísticos, mas que enveredou para um lado mais ‘sério’, tendo participado de novelas na Globo) e Ricardo Conti (prazer, nunca tinha ouvido falar). São bom nomes, sem dúvida nenhuma. E ainda o fato de contar com um ator americano relativamente famoso no meio contribui para atiçar o público sobre do que trata esse filme, rodado numa conexão Quixadá-Los Angeles.

Na história, Isaiah vive o papel do jornalista Thomas Mathews, renomado no meio e vencedor de um prêmio por denunciar o vazamento de lixo tóxico por parte de uma grande corporação, mas que é obrigado a lidar o estranho desaparecimento de seu filho, ao mesmo tempo em que é enviado ao Brasil para investigar relatos de contatos alienígenas na pacata cidade do sertão do Ceará. Ali ele encontra o sertanejo João Batista (Murilo Rosa), que pode ajudá-lo muito a encontrar as respostas para os eventos estranhos ocorridos na região.

A partir desse ponto, seria babaquice de minha parte mandar spoiller e acabar com a graça de saber o que o jornalista americano irá encontrar nessa viagem exótica. Pelo que li da sinopse e vi do trailer (vocês podem assisti-lo ao fim deste artigo), prevejo gente afirmando ser mais um filme de espiritismo, ao estilo Chico Xavier e Nosso Lar. Não é o caso, claro, mas Area Q toca, sim, em assuntos correlatos, como religiosidade, ceticismo, fanatismo e ciência. Se conseguirem amarrar essa temática num roteiro palatável com atuações dignas, o cinema de ficção científica do Brasil tem tudo para dar um grande salto com Area Q. O filme tem estréia marcada para 13 de janeiro de 2012.

Elenco:

  • Isaiah Washington
  • Murilo Rosa
  • Tania Khalill
  • Ricardo Conti
  • Karla Karenina

Direção: Gerson Sanginitto

Roteiro: Julia Câmara e Gerson Sanginitto

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *