Encontrei no blog AiCaramba, um vídeo que comprava tudo aquilo o que eu pensava. A abertura da novela Amor à Vida, da Rede Globo, que embora tenha uma linda música do Gonzaguinha lamentavemente interpretada pelo Daniel, é de uma sensibilida única. A animação ficou Absolutamente emocionante e nós descobrimos as origens dessa repsentação tão fluida do amor.

Novela Amor à Vida Abertura

Thought of You de Ryan Woodward

Ryan Woodward é animador, designer, ilustrador e criador de storyboards. Já trabalhou com a indústria de Hollywood em obras da Warner Bros e da Dreamworks Animation como Homem-Aranha, Homem de Ferro, o Gigante de Aço e é também responsável pela animação em questão. Ele criou um curta chamado ‘Thought of You’ (que pode ser assistida abaixo), que em português seria algo como ‘Pensamento em Você’. Esta animação utiliza todo o caráter sublime que a poesia consegue atribuir ao amor.

A dança do casal é coreografada por Kori Wakamatsu, interpretada por dançarinos profissionais e só então é captada para servir de base para a animação, que acrescenta traços incertos e elementos de licensa poética como lenços e pássaros que tiram o fôlego de qualque espectador com um mínimo de sensibilidade.

Ryan Woodward disse não pretender criar uma narrativa bem definida para que cada indivíduo se permita relacioná-la à sua forma de amor, vivenciá-la individualmente, pessoalmente, já que não tratamos nesta cena de um caso específico de amor, mas do amor na sua plenitude.

A música World Spins Madly On, do grupo The Weepies, foi mais um acerto de Ryan Woodward. Diferente da versão berrante de Daniel da obra prima de Gonzaguinha, a canção do curta dá o tom ideal à sensibilidade que a animação pede.

Veja como ficou incrível a animação ‘Thought of You’.

Agora veja o interessantíssimo making of da animação.

Abertura da Novela Amor à Vida

Com o sucesso que a animação atingiu nas redes sociais no exterior, a Globo logo percebeu que Ryan seria perfeito para criar a nova abertura de novela da Globo. Fez o convite e hoje podemos assistir a esta obra prima da animação todos os dias em horário nobre.

Dentro do mesmo estilo de animação, mesmo traço, narrativa bastante similar, mas com exclusividade. Foi feita uma nova animação por completo e claro, adicionados cenários da cidade de São Paulo no background, como a Ponte Estaiada.

Foi a melhor escolha da emissora carioca nos últimos tempos. Pena que logo em seguida veio um tiro no pé. A escolha da interpretação do cantor Daniel foi tão errada que logo no primeiro mês de exibição da novela, seus berros foram suprimidos das vinhetas de intervalo, quando sempre surgia seu grito ‘Viiiiidaaaaaaaaaa’.

•••