Tutorial: Como Criar um Site ou Blog

nov 16, 2007 | Tecnologia | 30 Comentários

Primeiro preciso dizer que para que você termine a leitura dessa página realmente dando os primeiros passos, aprendendo a criar seu próprio site ou blog, é preciso perseverança. Não há fórmula instantânea para aprender, mas darei dicas para facilitar o aprendizado.

Website

Para aprender, sugiro que busque alternativas gratuitas, como as que mostrarei aqui, e depois, profissionalize-se, como também mostrarei em seguida.

PARTE 1 – INTRODUÇÃO

De início, você precisará entender o funcionamento da internet.

Você tem um computador e, a partir dele, acessa outros sites na internet, certo?

Meio certo, meio errado! Você acessa outros sites que estão alocados – hospedados – em outros computadores, os tais servidores. São computadores apropriados e específicos para emitir informação, para guardar os arquivos dos sites e enviar para todo mundo que solicitar – acessar.

Para você ser bem direcionado, entretanto, você terá que se questionar se quer fazer um blog mais sério, com cara de profissional, com um domínio “.com” ou só um blog mesmo gratúito do blogspot, que é a melhor opção gratúita.

Aconselho fazer um blog mais sério, pois seus custos podem ser bem reduzidos com as dicas que dar ei adiante. Poderá até por um sistema de anúncios do Google (Adsense) que te renda dinheiro de acordo com os cliques nos anúncios.

Continuando, para ter um servidor você tem três opções:

1. Cadastrar-se em um servidor gratuito;

2. Cadastrar-se em um servidor pago;

3. Criar seu próprio servidor.

Para os passos iniciais, não ensinarei como criar seu próprio servidor, pois seria bem mais complexo e dispendioso. Nos restaram, então, as duas primeiras opções.

No primeiro caso, você geralmente terá anúncios obrigatórios em suas páginas. Trata-se, por exemplo, do Yahoo! Geocities. Você abre uma conta, ganha um subdomínio – endereço subordinado a outro (exemplo: www.putsgrilo.geocities.yahoo.com.br)- e tem 15MB de espaço de graça para hospedar seus arquivos.

Em caso de você optar por um site/blog mais profissionalizado, você só vai ter 2 custos:

1. Domínio (www.seudominio.com ) – Custa R$25,00 anuais.

2. Hospedagem – Aí depende da empresa que você vai escolher para hospedar teu site. Posso te indicar o que eu utilizo, ok?

Se tu tiveres um Cartão de Crédito internacional, vale a pena assinar uma Empresa de Hospedagem americana chamada Blue Host pelo link abaixo:

Ela vai te dar muito mais espaço por um preço muito menor que qualquer outra empresa brasileira. Não tem comparação alguma. A diferença é enorme. O pagamento também pode ser feito por pay pal, que também exige cartão de crédito internacional.

Na BlueHost, a hospedagem sai por U$6,95 por mês. Nem R$15,00. É pouquinho.

O que é e como registrar um domínio?

Um domínio é um endereço para seu site. Você pode registrar um domínio brasileiro (.com.br, .org.br, .net.br etc) no site Registro.br ou um domínio internacional (.com, .org, .net etc) em alguma empresa que faça o link entre você e a Internic (órgão americano responsável), como a E-Domínios, por exemplo. Em ambos os casos, você deverá indicar o caminho onde seu site está hospedado, o DNS, cedido pela empresa de hospedagem. Há, no entanto, uma diferença fundamental: Os domínios .com.br exigem CNPJ, pois são específicos de empresas brasileiras.

Caso você tenha um servidor gratúito com endereço muito extenso, existem sites que encurtam seu endereço. Você determina um subdomínio que redirecionará seus usuários para a página desejada. Um bom exemplo é a CJB. Seu endereço passará a ser www.seuendereço.cjb.net.

PARTE 2 – FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DE SITE

Para construir um website entendendo e tendo maior controle sobre o que está fazendo, você deve buscar as melhores ferramentas. Citarei aqui algumas das mais usadas:

Para enviar seus arquivos para o servidor, você precisará de um programa que fará a ligação entre seu computador e o servidor via FTP. Com o programa abaixo, Smart FTP, você terá um entendimento mais fácil dessa transação, pois a interface (aparência) do programa se assemelha muito à do Windows Explorer.

Para fazer o download, clique no link abaixo:

Smart FTP

O programa mais utilizado para edição de imagens é o Photoshop. Ele serve também para a Web, como veremos em um tópico mais adiante.

Para fazer o download, clique no link abaixo:

Adobe Photoshop CS3

Adobe Dreamweaver

Agora chegamos no principal, o programa mais importante na construção de páginas web é o Adobe Dreamweaver. O software trabalha com quase todas as linguagens de programação web existentes inclusive o básico HTML. Para fazer o download, clique no link abaixo:

Adobe Dreamweaver CS3

PARTE 3 – FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DE BLOG

A melhor dica para criação de um blog gratuito são o blogspot (mesmo blogger.com) e o WordPress, já para criação de blog mais profissional, é também o WordPress. Você deverá baixá-lo e instalar e seu servidor seguindo os passos indicados para instalação.

Continuação em breve…

30 Comentários

  1. Newton Calegari

    Se alguém quiser, eu posso arrumar a hospedagem. Tenho um host (serviço de hospedagem). Posso fazer um preço muito bom, já que os possíveis clientes são leitores do PutsGrilo. Qualquer coisa, podemos combinar, e posso “patrocinar” seu site e/ou blog.

    Entrem em contato comigo: contato@newtoncalegari.com

    Obrigado
    Abraços

    Responder
  2. Celso Lemes

    Ótimas dicas.
    Este guia serve de otientação para futuros webmasters que ainda não sabem como é fácil ter um site na internet por não saberem como dar os primeiros passos.

    Responder
  3. Sue

    Espero que gostem do meu blog!!!
    O meu blog é muito colorido e divertido.

    Beijinhos!!!!!!!!!!

    Responder
  4. christian

    esse site e pra todos os atleticanos fanaticos que tem a FAI!

    Responder
  5. renan

    gostei muito mais eu quero o que eu faço para criar.
    se poder manda que eu estarei aqui esperando.
    um bom final de semana.
    um bom natal…

    Responder
  6. Zatch Bell

    A cada Mil anos, 100 mamodos veem para a Terra para batalhar um contra o outro, a fim do ultimo que sobre virar o rei do mundo mamodo. Cada mamodo tem um parceiro humano, este é o unico que pode ler o livro de poderes do mamodo. O mamodo só pode usar seus poderes quando seu parceiro lê as palavras mágicas do livro, com o tempo e batalhas surge mais palavras no livro e assim o mamodo fica mais forte, porém se o livro for destruido o mamodo volta para o mundo mamodo. E, no meio da confusão estão um garoto de 14 anos chamado Kiyo {Kiyomaro no original) Takamine e seu parceiro mamodo Zatch Bell. Em suas Aventuras eles conseguem alguns aliados como porygon e Tia que os ajuda em alguns momentos difíceis , mamodo não significa demonio como muitas pessoas dizem mamodo significa na verdade heroi.

    Responder
  7. ueslei

    este site foi criado no intuito de ajudar as pessos que tem dificudades em pesquisar

    Responder
  8. Marla

    Quero criar um blog mas não sei por onde começar.

    Para criar o blog e nescessário pagar ou é gratis?

    Atenciosamente;
    Marla

    Responder
  9. laysa

    eu quero criar um site me informem tá?obg.zen

    Responder
  10. laysa

    para criar um site onde eu acho?
    . .
    .
    ?

    Responder
  11. Tatudo

    Bom pessoal,faz um tempinho que li esse topico e to muito feliz pelo resultado que obtive com o meu blog,para quem quer criar um blog e quer mais detalhes,entrem em contato comigo!

    Responder
  12. Milena

    Mimizinha Melo *

    Responder
  13. Larissa

    D+…..achei muito legal…mas…da pra esplicar melhor…bj

    Responder
  14. Larissa

    Quero criar um site….me ajudem!!!!!

    Responder
  15. CAMP ROCK

    Oi gente o meunome e lucas e camp rock e o nome da minha banda os participantes sao, Yolanda, Taynara Tayna, Ana Alice e Tayna

    Responder
  16. Thomaz Octávio

    AFF .. não consigo criar meu site de jeito nenhum .. alguém pode me ajudar ??

    Responder
  17. Julia

    Sou uma menina supar legal e adoro os meus amigos!!!:)

    Responder
  18. ninha  vida

    vce um bom visitate bemvimdo vot se0mpre

    Responder
  19. Heloíse

    alguém pode me ajudar a criar um blog…?!? tão simples neah!!!

    Responder
  20. vitor fonseca

    tudos nos somos igua so temo diferensa em cor da pele e da comeda

    Responder
  21. marta

    eu queor fazer o meu logo pq eu achei muito legal e diferente

    Responder
  22. marta

    fiz isso pela minha paixão

    Responder
  23. marta

    eu quero fazer o meu pq eu achei muito diferente e divertido

    Responder
  24. kelvine

    td de bom que possa ter em um blog estou disposto a saber td agora.

    Responder
  25. Andson

    fique por dentro de tudo o que acontece em Barra de Santo Antônio.

    Responder
  26. sandy

    naum to vendo nada ora criar um blog

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *